Mundo

Merkel diz que está pronta para negociações sobre Brexit

Após uma derrota nas eleições da quinta-feira, a premiê do Reino Unido, Theresa May, deve formar uma coalizão

Chanceler da Alemanha, Angela Merkel (Hannibal Hanschke/Reuters)

Chanceler da Alemanha, Angela Merkel (Hannibal Hanschke/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 10 de junho de 2017 às 10h47.

Cidade do México, 10 (AE) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou esperar que sejam iniciadas as conversas entre a União Europeia e o Reino Unido sobre a saída do país do bloco dias após os britânicos formarem um novo governo. Após uma derrota nas eleições da quinta-feira, a premiê do Reino Unido, Theresa May, deve formar uma coalizão para seguir no poder e negociar o chamado Brexit com a UE.

Merkel falou durante visita ao México. Em entrevista coletiva ao lado do presidente Enrique Peña Nieto, Merkel disse que discutiu com o anfitrião dois assuntos sensíveis para o país latino-americano: o assassinato de jornalistas e a grande quantidade de desaparições. A chanceler afirmou ter ficado satisfeita ao escutar as medidas oficiais tomadas para proteger os jornalistas. Seis profissionais da imprensa já foram assassinados no México neste ano.

Peña Nieto e Merkel também disseram estar otimistas sobre a renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês). O acordo que envolve México, Estados Unidos e Canadá será revisto, diante da exigência do presidente americano, Donald Trump.

O presidente mexicano disse ainda esperar que antes do fim do ano seja fechado um pacto "global" entre o México e a União Europeia. Merkel realiza visita de dois dias ao México, que termina neste sábado.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelUnião Europeia

Mais de Mundo

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro

No dia do decreto de Trump, Mauro Vieira é chamado para encontro com Rubio pela 1ª vez em Washington