Mundo

Merkel não discutirá eurobônus em reunião com Sarkozy

Porta-voz oficial da chanceler alemã reafirmou a rejeição do governo à criação de títulos comuns para países da Eurozona enfrentarem a crise

O encontro de Angela Merkel e Nicolas Sarkozy visa melhorar os métodos de trabalho e a gestão da crise (Michel Euler/AFP)

O encontro de Angela Merkel e Nicolas Sarkozy visa melhorar os métodos de trabalho e a gestão da crise (Michel Euler/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2011 às 10h41.

Berlim - A criação de títulos comuns para os países da Eurozona para enfrentar a crise orçamentária e financeira não estará na agenda da reunião de terça-feira, em Paris, entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

"Os eurobônus não foram objeto de discussão em meses passados nem serão no encontro com Sarkozy", afirmou nesta segunda-feira, Steffen Seibert, porta-voz oficial de Merkel, que reafirmou a rejeição de seu governo a essa proposta.

"Não consideramos o caminho correto", acrescentou o representante da chanceler, que comentou que os eurobônus não serão incluídos nas conversas para tratar medidas destinadas a estabilizar a zona do euro.

O encontro de Merkel e Sarkozy visa melhorar os métodos de trabalho, a gestão da crise e a aplicação dos acordos feitos durante a cúpula extraordinária dos países-membros da União Monetária no último dia 21 de julho, explicou Seibbert.

O porta-voz destacou que a atual crise da zona do euro só pode ser resolvida mediante a "consolidação consequente das reformas" realizada pelos países em crise para que finalmente se aproximem das taxas de juros da dívida pública dos diferentes países.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrises em empresasEuropaFrançaPaíses ricos

Mais de Mundo

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo

Vídeo mostra momento raro de ruptura no solo após terremoto ; assista