Mundo

Merkel promete ajuda imediata a atingidos pelas inundações

O governo alemão já destinou uma verba inicial de 50 milhões de euro


	Merkel visita região alagada na Alemanha: Merkel elogiou o trabalho das organizações e cidadãos para combater as inundações
 (Andreas Gebert/AFP)

Merkel visita região alagada na Alemanha: Merkel elogiou o trabalho das organizações e cidadãos para combater as inundações (Andreas Gebert/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2013 às 08h57.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, prometeu nesta terça-feira ajuda imediata aos afetados pelas inundações no sul da Alemanha e o governo já destinou uma verba inicial de 50 milhões de euro.

"Queremos ajudar. Quando a água descer, os danos seguirão e será necessários repará-los", disse Merkel durante uma visita a Passau, no sul da Alemanha, uma das cidades mais atingidas até o momento.

"O estado da Baviera destinou 50 milhões de euro em ajuda, nós destinaremos a mesma quantidade. E naturalmente também não deixaremos sozinhos os demais estados afetados", acrescentou.

Merkel elogiou o trabalho das organizações e cidadãos para combater as inundações. "As distintas organizações e os cidadãos estão se coordenando muito bem entre eles".

Após sua visita a Passau, a chanceler irá para outras localidades afetadas na Saxônia e na Turíngia.

Para Merkel, as inundações têm uma dimensão similar as de 2002, quando o governo teve que destinar bilhões de euros para reparar os prejuízos.

Na época, a imagem do então chanceler Gerhard Schroder, em pleno ano eleitoral, visitando as regiões afetadas foi uma das mais frequentes nos meios de comunicação alemães.

As ruas de Passau, durante a visita de Merkel, seguiam alagadas, embora o nível da água tenha começado a descer.

Em Regensburg, 100 quilômetros ao norte, foi declarado estado de alerta durante a noite e se espera que o Danúbio alcance seu nível mais alto dos últimos 130 anos. 

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelDesastres naturaisEnchentesEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Presidente do México tem 81% de aprovação após 7 meses no cargo, aponta pesquisa

Milei tenta aprovar redução da maioridade penal para 14 anos na Argentina

Ministro da Defesa faz campanha por orçamento obrigatório para Forças Armadas nos moldes da OTAN

O que é o branqueamento de corais e por que ele impacta o planeta?