Mundo

Merkel se desfez em julho de celular grampeado pelos EUA

Segundo jornal, Angela Merkel utilizou um aparelho de 1999 até o último mês de julho, grampeado pela Agência Nacional de Segurança (NSA)


	Chanceler alemã, Angela Merkel, com celular: número desse telefone, diz jornal, aparece nos documentos do ex-analista da NSA, Edward Snowden
 (Fabrizio Bensch/Files/Reuters)

Chanceler alemã, Angela Merkel, com celular: número desse telefone, diz jornal, aparece nos documentos do ex-analista da NSA, Edward Snowden (Fabrizio Bensch/Files/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2013 às 13h55.

Berlim - A Agência Nacional de Segurança (NSA) americana só teria tido acesso ao antigo telefone celular da chanceler alemã, Angela Merkel, um aparelho que utilizou de 1999 até o último mês de julho, informou nesta quinta-feira o jornal "Die Welt".

O número desse telefone, acrescenta o jornal, aparece nos documentos do ex-analista da NSA, Edward Snowden, que vive refugiado na Rússia após revelar o programa de espionagem em massa dos EUA e pedir asilo em Moscou.

Este é um dos dados que levou os serviços de inteligência alemães a suspeitar que as comunicações da chanceler poderiam estar sendo espionadas.

Segundo as informações do "Die Welt", os americanos só grampearam o telefone que Merkel usou entre outubro de 1999 e julho de 2013, mas não o smartphone que a chanceler utiliza desde julho.

Os indícios de espionagem são levados a sério tanto pelos serviços de inteligência alemães como pelo governo de Merkel, que hoje convocou o embaixador americano em Berlim para pedir explicações.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosAngela MerkelEspionagemNSA

Mais de Mundo

Relação entre EUA e Brasil tem muitas diferenças a resolver, diz cônsul em SP

França prende mais quatro suspeitos pelo roubo de joias no Louvre

Rússia apoia plano de paz dos EUA, mas Ucrânia reduz proposta

Xi pressiona Trump sobre Taiwan e pede avanço em trégua comercial