Mundo

Merkel: vitória de Hillary ajudaria a igualar mulheres e homens

Merkel foi perguntada sobre o que representaria a chegada de uma mulher ao cargo mais importante dos EUA

Angela Merkel: "Os eleitores decidirão hoje, e nós esperamos os resultados" (.)

Angela Merkel: "Os eleitores decidirão hoje, e nós esperamos os resultados" (.)

E

EFE

Publicado em 8 de novembro de 2016 às 11h50.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta terça-feira que uma vitória da democrata Hillary Clinton nas eleições presidenciais dos Estados Unidos ajudaria as mulheres do país a ficarem mais perto de conseguir a igualdade com os homens na repartição de postos de poder.

As declarações foram dadas por Merkel em uma entrevista coletiva após uma reunião com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solbert, após ser perguntada o que representaria a chegada de uma mulher ao cargo mais importante dos EUA.

"Estaremos mais perto de conseguir o equilíbrio entre mulheres e homens em posto de direção", disse a chanceler da Alemanha.

Solberg, por sua vez, afirmou que seria "inspirador para muitas mulheres" o fato de Hillary vencer as eleições porque destacaria que a "política não é só coisa de homens". Apesar disso, a primeira-ministra da Noruega ressaltou de haver um crescente número de mulheres no poder em vários países, elas não formam uma rede.

Perguntada sobre as diferenças em política externa de Hillary e o republicano Donald Trump, Merkel se limitou a dizer que a "relação transatlântica é chave para a Alemanha".

"Hoje é um dia importante para a democracia nos EUA. Os eleitores decidirão hoje, e nós esperamos os resultados", disse Merkel.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEleições americanasHillary ClintonAngela Merkel

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda