Mundo

Meta de corte de emissões de CO2 em SP sai em abril

Lei prevê que o Estado de São Paulo reduza em 20% as emissões de gases de efeito estufa até 2020

Emissão de carbono de fábrica: metas para preservar o meio ambiente (Antonio Milena/VEJA)

Emissão de carbono de fábrica: metas para preservar o meio ambiente (Antonio Milena/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2011 às 09h52.

São Paulo - Até abril serão anunciadas as metas que cada setor da economia terá de cumprir para atender à lei estadual de mudanças climáticas. A lei, inédita entre os Estados brasileiros, prevê que o Estado de São Paulo reduza em 20% as emissões de gases de efeito estufa até 2020.

Cada segmento econômico - agricultura, transportes, indústria - terá metas próprias, segundo o secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, que tomou posse ontem.

“O Estado de São Paulo já finalizou o inventário de emissões de gases de efeito estufa, lançado no mês passado, e agora estamos conversando com as demais secretarias para definir as metas setoriais”, disse Bruno Covas. Ele adiantou que os principais meios para a redução de poluentes deverão ocorrer no setor de transportes. “Podemos estimular, por exemplo, o uso de ônibus a hidrogênio e bicicletas.” No total, o Estado terá de reduzir em torno de 28,6 milhões de toneladas de gases que provocam o efeito estufa nos próximos dez anos.

Aos 30 anos, Covas foi o deputado estadual mais bem votado de São Paulo nas últimas eleições, quando recebeu 239 mil votos. Ele assume a Secretaria de Meio Ambiente sem ter um perfil técnico na área - Covas é formado em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em seu primeiro mandato como deputado estadual, não apresentou projetos ligados ao meio ambiente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Poluiçãocidades-brasileirasMetrópoles globaisMeio ambienteSão Paulo capitalEmissões de CO2

Mais de Mundo

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi

EUA designa Cartel de los Soles, da Venezuela, como organização terrorista

Xi liga para Trump e diz que países devem 'manter impulso' na diplomacia

Lula amplia parceria com Moçambique e firma novos acordos bilaterais