Mundo

Metade das áreas de conservação está desprotegida

Pesquisa da BirdLife International apontou que metade das áreas consideradas importantes para a conservação da biodiversidade ainda está desprotegida

Estudo ressalta a importância de assegurar que essas reservas sejam geridas adequadamente, o que custaria aos governos cerca do quádruplo do valor que eles gastam (Wikimedia Commons)

Estudo ressalta a importância de assegurar que essas reservas sejam geridas adequadamente, o que custaria aos governos cerca do quádruplo do valor que eles gastam (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2012 às 08h53.

São Paulo - Estudo realizado pela BirdLife International, em parceria com a IUCN - União Internacional para Conservação da Natureza, apontou que metade das áreas consideradas as mais importantes do mundo para a conservação da biodiversidade ainda está desprotegida.

A pesquisa chama a atenção para o fato de que o resultado vai ao sentido contrário do compromisso assumido por governos de todo o mundo, em 2010, durante da COP10 da Diversidade Biológica. Na ocasião, eles se comprometeram a expandir, até 2020, as áreas de preservação da biodiversidade de 13% para 17% do território mundial.

Além de recomendar o aumento das Unidades de Conservação, o estudo ressalta a importância de assegurar que essas reservas sejam geridas adequadamente, o que custaria aos governos cerca do quádruplo do valor que eles gastam, atualmente, com a gestão de UCs.

"O custo pode parecer grande, mas é pequeno em comparação com o valor dos benefícios que as pessoas obtêm a partir da biodiversidade", disse à imprensa internacional Stuart Butchart, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

Confira a pesquisa na íntegra, em inglês.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteSustentabilidadeDesmatamento

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição