Mundo

México diz que não pagará por muro de fronteira de Trump

Republicano causou revolta no país quando prometeu obrigar os mexicanos a pagarem por um muro na divisa do sul dos EUA para conter o fluxo de imigrantes


	Luis Videgaray: "Sob nenhuma circunstância o México irá pagar pelo muro que o senhor Trump está propondo", afirmou o ministro
 (Henry Romero/Reuters)

Luis Videgaray: "Sob nenhuma circunstância o México irá pagar pelo muro que o senhor Trump está propondo", afirmou o ministro (Henry Romero/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de março de 2016 às 15h53.

Cidade do México - Não existe a menor possibilidade de o México financiar o plano "terrível" de Donald Trump de erguer um muro ao longo de sua fronteira com os Estados Unidos se o pré-candidato presidencial republicano favorito nas pesquisas vencer a eleição do dia 8 de novembro, disse o ministro mexicano das Finanças.

Trump, magnata do setor imobiliário de Nova York e ex-apresentador de reality shows, causou revolta no México quando prometeu obrigar a segunda maior economia da América Latina a pagar por um muro na divisa do sul dos EUA para conter o fluxo de imigrantes ilegais e de drogas.

Em uma entrevista à televisão no final de quarta-feira, o ministro Luis Videgaray rejeitou categoricamente a proposta.

"Sob nenhuma circunstância o México irá pagar pelo muro que o senhor Trump está propondo", afirmou. "Construir um muro entre México e Estados Unidos é uma ideia terrível. É uma ideia baseada na ignorância e não tem fundamento na realidade da integração da América do Norte".

Trump acusou o México de enviar estupradores e traficantes de drogas pela fronteira dos EUA e se comprometeu a aumentar os impostos de alguns vistos mexicanos e de todas as autorizações de cruzamento de fronteira como parte de um plano mais amplo para forçar o México a financiar a obra.

Os ex-presidentes mexicanos conservadores Felipe Calderón e Vicente Fox compararam Trump a Adolf Hitler, e os temores de uma presidência Trump vêm fazendo com que um número crescente de imigrantes tente ingressar nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesPaíses ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)EmpresáriosImigraçãoDonald TrumpEleições americanasMéxico

Mais de Mundo

Israel intensifica preparativos para ofensiva em Gaza

Putin e Trump: mídia russa reage de forma negativa ao encontro de presidentes no Alasca

Venezuela se prepara para reação militar contra os EUA com 4,5 milhões de paramilitares mobilizados

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares