Mundo

México e EUA prorrogam restrição a perfuração no Golfo até 2014

Cidade do México - O México e os Estados Unidos concordaram em prorrogar por três anos a moratória na prospecção de gás e petróleo ao longo da fronteira marítima comum no Golfo do México, disse o governo mexicano nesta quarta-feira. O veto à prospecção numa faixa de 1,4 milha náutica de cada lado da fronteira […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2010 às 20h19.

Cidade do México - O México e os Estados Unidos concordaram em prorrogar por três anos a moratória na prospecção de gás e petróleo ao longo da fronteira marítima comum no Golfo do México, disse o governo mexicano nesta quarta-feira.

O veto à prospecção numa faixa de 1,4 milha náutica de cada lado da fronteira deveria expirar em 1o de janeiro de 2011. A decisão ocorre num momento em que os Estados Unidos enfrentam, na sua parte do Golfo, o pior vazamento de petróleo na história do país, num poço da empresa British Petroleum.

O governo mexicano disse que uma nova prorrogação poderá ocorrer após 2014, e que os dois países vão discutir um novo tratado sobre a futura exploração de gás e petróleo na área.

Não há campos petrolíferos conhecidos atravessando a fronteira, mas o assunto foi usado pelo partido governista mexicano para reformar a legislação energética do país, em 2008, devido ao risco de que empresas que operam nas águas norte-americanas extraiam o petróleo e o gás que pertencem ao México.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPaíses ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)EnergiaMéxico

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo