Mundo

Milei presenteia Elon Musk com motosserra nos EUA; veja vídeo

Encontro não previsto na agenda do presidente reforça aliança entre Milei, Musk e conservadores dos EUA

Em um vídeo divulgado por Milei na rede X, ele aparece cumprimentando Trump de forma entusiasmada (Andrew Harnik / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Image/AFP)

Em um vídeo divulgado por Milei na rede X, ele aparece cumprimentando Trump de forma entusiasmada (Andrew Harnik / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Image/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 20h50.

Última atualização em 20 de fevereiro de 2025 às 20h51.

Tudo sobreElon Musk
Saiba mais

O presidente argentino, Javier Milei, se reuniu nesta quinta-feira, nos arredores de Washington, com o magnata Elon Musk durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC). No encontro, Milei presenteou Musk com uma motosserra, em referência aos cortes de gastos que o bilionário tem promovido nos Estados Unidos.

A reunião no centro de convenções Gaylord não constava na agenda oficial de Milei. O presidente argentino tem um discurso marcado para sábado, enquanto a participação de Musk, aliado de Donald Trump, foi confirmada de última hora para a tarde desta quinta-feira.

Em um vídeo divulgado por Milei na rede X, ele aparece cumprimentando Trump de forma entusiasmada. "Hello, friend" ("Olá, amigo"), diz o argentino antes de abraçá-lo.

Na sequência, Milei entrega a motosserra a Musk. "Chegou a motosserra ao DOGE...!!! The Chainsaw has arrived at DOGE...!!! VIVA LA LIBERTAD CARAJO", escreveu o presidente em sua conta na rede social.

Corte de gastos

Musk lidera o chamado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), responsável por cortar gastos federais e reduzir a burocracia no governo dos EUA. Durante seu discurso, ele exibiu o presente e afirmou: "Milei tem um presente para mim", arrancando aplausos do público.

Milei então entrou no palco novamente com a motosserra, entregou-a ao empresário e os dois apertaram as mãos. Segundo a Presidência argentina, o objeto é uma réplica da que Milei mantém em seu gabinete.

A viagem de Milei aos EUA inclui ainda um encontro, nesta quinta-feira, com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva. O presidente argentino afirmou, no início do mês, que o país está próximo de fechar um novo acordo com o FMI, ao qual deve cerca de US$ 40 bilhões.

Nesta sexta-feira, Milei fará um discurso no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o tema "O modelo econômico argentino" e se reunirá com o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.

No sábado, último dia da visita, ele participará do encerramento da CPAC. Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente, espera-se que Donald Trump também discurse no evento.

Acompanhe tudo sobre:Javier MileiEstados Unidos (EUA)Donald TrumpElon Musk

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia