Mundo

Milei se reúne com Trump para consolidar apoio político e acordos comerciais

Presidente argentino busca selar acordos comerciais e fortalecer a imagem política com a ajuda de Trump em um momento crucial para sua campanha.

Milei e Trump: presidentes se encontram nesta terça-feira, 14 (Chip Somodevilla / Equipe/Getty Images)

Milei e Trump: presidentes se encontram nesta terça-feira, 14 (Chip Somodevilla / Equipe/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 07h54.

O presidente da Argentina, Javier Milei, chegou a Washington na madrugada de terça-feira, 14, com o objetivo de se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca.

O encontro tem como objetivo fortalecer o apoio político e financeiro dos EUA, especialmente a 12 dias das eleições legislativas argentinas. Milei busca também negociar acordos que possam aliviar as tarifas impostas por Trump e atrair mais investimentos para a Argentina.

O avião presidencial de Milei aterrissou na base Andrews, nos arredores de Washington, acompanhado de sua irmã Karina, do ministro da Economia Luis Caputo, da ministra de Segurança Patricia Bullrich, e do presidente do Banco Central Santiago Bausili, segundo o jornal argentino El Clarín. A delegação foi recebida pelo chanceler Gerardo Werthein e pelo embaixador Alec Oxenford, que também participarão da reunião com Trump.

O que Milei busca na reunião com Trump

Milei chega a esse encontro depois de conseguir um empréstimo de US$ 20 bilhões do Tesouro dos EUA, que ajudou a estabilizar os mercados financeiros da Argentina, impactados pela derrota do governo nas eleições de Buenos Aires e por denúncias de corrupção.

Durante a reunião, o argentino deve afirmar seu apoio político, consolidando a confiança dos mercados e obtendo respaldo para ações econômicas urgentes, além de discutir possíveis reduções de tarifas comerciais e investimentos estratégicos.

A presença de Patricia Bullrich também pode indicar um foco em assuntos de segurança, como o combate ao narcotráfico e ao terrorismo, áreas de interesse comum entre os dois governos.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpJavier MileiArgentinaEstados Unidos (EUA)Dólar

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro