Mundo

Milhares de jordanianos protestam para pedir reformas

Os ativistas também protestam contra o aumento dos preços de produtos básicos

Jordanianos protestam em maio de 2012: manifestantes voltaram às ruas para pedir o fim da corrupção (Khalil Mazraawi/AFP)

Jordanianos protestam em maio de 2012: manifestantes voltaram às ruas para pedir o fim da corrupção (Khalil Mazraawi/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2012 às 15h42.

Amã - Mais de 2.000 jordanianos desafiaram nesta sexta-feira o forte calor para protestar nas ruas do país contra o aumento dos preços de produtos básicos, e pediram também mudanças políticas e reformas constitucionais.

"Em vez de aumentar os preços, é necessário garantir que os corruptos prestem contas. Reformem a Constituição", indicava uma enorme faixa exibida no centro de Amã por onde desfilaram milhares de manifestantes, em uma multidão na qual se misturavam jovens islâmicos e militantes de esquerda.

"Queremos reformar o regime. Não queremos promessas vazias", bradavam os manifestantes.

Poucas semanas antes de sua formação, em maio, o governo elevou os preços da gasolina, da energia elétrica e de outros produtos básicos, para enfrentar um déficit equivalente a 3 bilhões de dólares no orçamento deste ano.

Outros manifestantes realizaram uma marcha pacífica e se sentaram na rua em frente ao Parlamento para pedir "pão, liberdade e justiça social".

Pelo menos mil jordanianos participaram de passeatas em outras cidades do país, principalmente em Irbid (sul) e em Karak e Fafileh (norte).

As manifestações foram realizadas apesar de uma temperatura de mais de 42 graus, em meio a uma onda de calor excepcional que atinge a Jordânia.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilGuerrasProtestosreformas

Mais de Mundo

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica

Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Democratas vencem em Nova York, Nova Jersey e Virgínia e recuperam ímpeto

Vitória de Mamdani em Nova York dá ânimo para esquerda da Europa