Mundo

Milhares marcham pela liberdade de separatistas da Catalunha

Dirigentes separatistas presos no último mês pelo governo central de Madri

Milhares protestam contra prisões de dirigentes da Catalunha: polícia não estimou o número de participantes no ato. (Albert Gea/Reuters)

Milhares protestam contra prisões de dirigentes da Catalunha: polícia não estimou o número de participantes no ato. (Albert Gea/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de novembro de 2017 às 16h19.

Barcelona - Milhares de pessoas que querem que a Catalunha se separe da Espanha marcharam no centro de Barcelona neste sábado. Eles exigiram que se ponham em liberdade os dirigentes separatistas presos no último mês pelo governo central de Madri.

A polícia não estimou o número de participantes no ato. Os organizadores da manifestação estão pedindo que a libertação de oito integrantes do gabinete catalão destituído por Madri e dois ativistas. Os detentos são acusados de promoção da independência.

As pesquisas indicam que os 7,5 milhões de habitantes da Catalunha estão divididos em relação à independência da região.

A constituição espanhola diz que o país é "indissolúvel" e o Parlamento nacional em Madri está encarregado dos assuntos da soberania nacional. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:CatalunhaEspanhaProtestos no mundo

Mais de Mundo

Eleições no Japão: resultados preliminares indicam revés eleitoral para primeiro-ministro

Pesquisa mostra queda no apoio dos americanos às deportações promovidas por Trump

Terremotos na Rússia: tremores de grande intensidade geram alerta de tsunami

Guerra em Gaza: 93 palestinos morrem em ataque israelense enquanto esperavam ajuda