Mundo

Militantes islâmicos capturam base militar na Síria

Coalizão está mais perto de conquistar a maior parte da província de Idlib


	Suicida da Frente Nusra, da Al Qaeda, detonou um caminhão carregado com explosivos em Idlib
 (REUTERS/Ammar Abdullah)

Suicida da Frente Nusra, da Al Qaeda, detonou um caminhão carregado com explosivos em Idlib (REUTERS/Ammar Abdullah)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2015 às 08h58.

Amã - Uma coalizão de militantes islâmicos capturou uma base do Exército no noroeste da Síria na madrugada desta segunda-feira, depois que um suicida da Frente Nusra, da Al Qaeda, detonou um caminhão carregado com explosivos na entrada do complexo.

A captura, relatada por um comandante rebelde e por vídeos postados nas mídias sociais que mostram militantes dentro da base, deixa a coalizão mais perto de conquistar a maior parte da província de Idlib e se movendo em direção a Latakia, berço do presidente sírio, Bashar al-Assad.

O Exército estava usando o campo Qarmeed para bombardear cidades e aldeias controladas pelos rebeldes na região agrícola estratégica na fronteira com a Turquia. Controlar o local deve ajudar os rebeldes a apertar o cerco sobre a grande base militar de Mastouma, que fica nas proximidades.

A mídia estatal síria disse que o Exército matou dezenas de combatentes da Frente Nusra e dezenas de suicidas islâmicos da região russa da Chechênia no combate perto da base, mas não disse que o complexo foi conquistado pelos militantes.

"Um caminhão com duas toneladas de explosivos penetrou uma das entradas da base, o que tornou mais fácil conquistar a base", disse o xeique Husam Abu Bakr, comandante rebelde do movimento Ahrar al-Sham, via Skype.

A Síria recentemente intensificou suas acusações de que a Turquia está ajudando os rebeldes e permitindo que milhares de combatentes jihadistas estrangeiros radicais se abriguem no país, o que tornou possível para os rebeldes tomar a cidade de Idlib no mês passado.

Acompanhe tudo sobre:Al QaedaBashar al-AssadIslamismoPolíticosSíriaTerrorismo

Mais de Mundo

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas

Chanceler de Lula pede protagonismo global dos países em desenvolvimento no Brics