Mundo

Ministra da Educação do Paraguai renuncia após protestos

"Saio com a honra intacta e por respeito ao presidente (Horácio Cartes)", declarou a ministra em coletiva para a imprensa local


	Paraguai: estudantes pedem o aumento do orçamento para a entrega de livros e almoço gratuito nas escolas públicas e a luta contra a corrupção
 (Jorge Adorno / Reuters)

Paraguai: estudantes pedem o aumento do orçamento para a entrega de livros e almoço gratuito nas escolas públicas e a luta contra a corrupção (Jorge Adorno / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2016 às 18h19.

Assunção - A Ministra da Educação do Paraguai, Marta Lafuente, renunciou ao cargo nesta quinta-feira após protesto de estudantes secundaristas que ocupou 72 centros educativos em todo o país. O ato contou com a adesão de alunos de mais de 600 escolas do ensino primário.

"Saio com a honra intacta e por respeito ao presidente (Horácio Cartes)", declarou a ministra em coletiva para a imprensa local. Após o anúncio, houve muita comemoração nos centros educativos espalhados pela capital Assunção.

Entre as questões pautadas pelos estudantes desde a metade de 2015 estão o aumento do orçamento para a entrega de livros e almoço gratuito nas escolas públicas, a melhorias nas condições físicas dos prédios e a luta contra a corrupção dentro do Ministério.

Lafuente, que ocupava o cargo desde 2013, disse em seu comunicado que uma de suas conquistas foi "despartidarizar o Ministério e aplicar as devidas leis sobre os bandidos que, disfarçados de políticos, estão roubando desde o início do Ministério".

Com a renúncia da ministra, mais de mil funcionários que figuravam na folha de pagamento do governo, mas que não trabalhavam, foram demitidos.

Fonte: Associated Press

Acompanhe tudo sobre:América LatinaProtestosProtestos no mundoEducaçãoParaguai

Mais de Mundo

Trump autoriza envio de soldados a Chicago após juíza bloquear mobilização em Portland

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina