Mundo

Ministro renuncia após perder confiança do Congresso no Peru

Com a saída de Thorne, o governo de Pedro Pablo Kuczynski perdeu seu quarto ministro em menos de um ano de gestão

Ministro da Economia do Peru, Alfredo Thorne, dia 16/06/2017 (Mariana Bazo/Reuters)

Ministro da Economia do Peru, Alfredo Thorne, dia 16/06/2017 (Mariana Bazo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 21 de junho de 2017 às 21h43.

Lima - O ministro de Economia e Finanças do Peru, Alfredo Thorne, renunciou nesta quarta-feira ao cargo e agradeceu o apoio do Executivo, após a votação no Congresso que lhe retirou a confiança em uma sessão plenária.

"Como me comprometi, hoje assinei a minha renúncia como ministro de Economia e Finanças. Agradeço o apoio que recebi de todos nestes meses", escreveu Thorne no Twitter.

O agora ex-titular de Economia pediu uma questão de confiança ao Congresso, após apresentar-se, na sexta-feira passada, perante o plenário para explicar as circunstâncias e o conteúdo da conversa que teve com o controlador-geral, Edgar Alarcón, na qual se presume que o pressionou para dar uma opinião favorável a um adendo do contrato para a construção do novo aeroporto de Cuzco, que foi finalmente cancelado.

O áudio da conversa foi divulgado na imprensa local e Alarcón, que também recebeu acusações por suposta corrupção, denunciou Thorne por tentar vulnerar sua autonomia.

O ex-ministro perdeu hoje a confiança do Congresso por 88 votos, enquanto 11 votaram a favor, e houve duas abstenções.

Apenas a bancada governista, Peruanos pelo Kambio, votou a favor de Thorne, enquanto a oposição encabeçada pela fujimorista Força Popular, os partidos Apristas, Ação Popular e a Frente Ampla, entre outros, votaram contra o titular de Economia.

Com a saída de Thorne, o governo de Pedro Pablo Kuczynski perdeu seu quarto ministro em menos de um ano de gestão, enquanto agora o interpelado é o ministro do Interior, Carlos Basombrío, por temas de segurança.

Acompanhe tudo sobre:PeruPolíticos

Mais de Mundo

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas

Chanceler de Lula pede protagonismo global dos países em desenvolvimento no Brics