Mundo

MME pede que Aneel calcule amortização de concessão

Segundo o secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, a pasta enviou uma carta à agência reguladora do setor neste mês

Eficiência energética: solução para reduzir custos de produção e impacto ambiental (EXAME.com)

Eficiência energética: solução para reduzir custos de produção e impacto ambiental (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2011 às 15h31.

Brasília - Embora o governo ainda não tenha decidido se irá renovar as concessões de usinas hidrelétricas que vencem a partir de 2015 ou se irá fazer novas licitações, o Ministério de Minas e Energia (MME) encomendou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um estudo para calcular os valores de amortização que a União teria de pagar às concessionárias do setor caso os ativos sejam de fato revertidos.

Segundo o secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, a pasta enviou uma carta à agência reguladora do setor neste mês. "Pela legislação atual, a União receberia o ativo de volta e indenizaria o que a concessionária ainda teria que amortizar", explicou em audiência pública nas comissões de Infraestrutura e Assuntos Econômicos do Senado.

De acordo com ele, mesmo se a decisão do governo for de manter as regras atuais, com a necessidade de novas licitações, serão necessários ajustes na lei, para adaptá-la ao marco regulatório de 2004, que incluiu a modicidade tarifária no modelo. "Em qualquer hipótese, nossa avaliação é de que só precisa mudar a lei", completou.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaServiçosTarifasUsinas

Mais de Mundo

Ucrânia e EUA assinam acordo para exploração de terras raras no país europeu

Cardeais discutem situação financeira da Santa Sé, um dos desafios do novo papa

Trump diz não querer que China sofra com tarifas que impôs ao país

Ucrânia expressa disponibilidade para declarar trégua de até 3 meses