Mundo

Morales foi vítima de golpe de Estado, diz presidente do México

Aliado de Morales, Andrés Manuel López Obrador não poupou críticas ao regime político boliviano

Evo Morales: presidente boliviano precisou pedir asilo político no México por conta das manifestações na Bolívia (Luis Cortes/Reuters)

Evo Morales: presidente boliviano precisou pedir asilo político no México por conta das manifestações na Bolívia (Luis Cortes/Reuters)

A

AFP

Publicado em 1 de dezembro de 2019 às 17h37.

São Paulo – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou neste domingo que Evo Morales, asilado no país após renunciar à presidência da Bolívia por pressão de militares, foi "vítima de um golpe de Estado".

Esta é a primeira vez que o presidente esquerdista mexicano, que completa um ano de governo, expressa-se de maneira direta sobre as circunstâncias que levaram à saída de Morales do poder na Bolívia.

"Evo foi vítima de um golpe de Estado! Do México para o mundo, sustentamos: Democracia, sim! Militarismo, não!", bradou López Obrador durante um ato para dezenas de milhares de apoiadores no Zócalo (praça central) da Cidade do México.

O presidente fez um balanço do seu primeiro ano de governo, e, ao citar brevemente a política externa do México, evocou a decisão do seu governo de receber Morales como asilado a partir do último 12 de novembro: "Morales é nosso irmão, que representa com dignidade o povo majoritariamente indígena da Bolívia."

Morales foi recebido no México pelo chanceler Marcelo Ebrard, mas, até agora, não se reuniu, pelo menos publicamente, com López Obrador.

Acompanhe tudo sobre:BolíviaDemocraciaEvo MoralesMéxico

Mais de Mundo

Papa doou seus últimos 200 mil euros para ajudar os prisioneiros antes de morrer

Trump diz que Zelensky dificulta acordo ao não reconhecer Crimeia como território russo

O que são falésias e onde elas são mais comuns?