Mundo

Morre Ian Paisley, ativista político da Irlanda do Norte

Clérigo protestante fechou uma improvável aliança com rivais católicos que ajudou a trazer uma paz à Irlanda do Norte

Reverendo Ian Paisley durante um discurso, em 3 de junho de 1974 (Frank Tewkesbury/Express/Getty Images)

Reverendo Ian Paisley durante um discurso, em 3 de junho de 1974 (Frank Tewkesbury/Express/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2014 às 22h18.

Belfast - O clérigo protestante Ian Paisley, cuja improvável aliança com rivais católicos ajudou a trazer uma paz à Irlanda do Norte, morreu nesta sexta-feira aos 88 anos, informou sua família.

Como líder principal do Unionismo, que desejava manter ligações com o Reino Unido, Paisley era rigorosamente contra qualquer concessão ao desejo da comunidade católica nacionalista, principalmente, para estreitar os laços com a República da Irlanda ao Sul.

Mas, em uma dramática reviravolta, há sete anos, Paisley concordou em dividir o poder com antigos inimigos para se tornar o primeiro-ministro no governo descentralizado da Irlanda do Norte.

"Acho que nós confundimos o mundo com ele, um político pró-britânico, pró-unionista, ser capaz de trabalhar com um espírito positivo comigo mesmo, um Republicano Irlandês", disse o ex-comandante do Exército Republicano Irlandês Martin McGuinness, que se tornou o vice de Paisley.

"Uma amizade cresceu a partir disso, e é uma amizade que durou até hoje," disse McGuinness, vice-primeiro-ministro da província, à emissora nacional RTE irlandesa.

A família de Paisley disse que ele morreu na sexta-feira e que um funeral privado será realizado nos próximos dias. "O meu amado marido, Ian, entrou em seu descanso eterno esta manhã", disse sua esposa Eileen em um comunicado.

A família não especificou a causa da morte. Paisley tinha um histórico de problemas cardíacos e ficou doente com problemas cardíacos em 2005, escrevendo mais tarde que ele estava "andando na sombra da morte".

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsMortesIrlanda

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda