Mundo

Mortes por coronavírus na Itália têm nova alta e chegam a 743 em um dia

O número total de casos confirmados de covid-19 no país subiu para 69.176 em relação aos 63.927 anteriores, o que representa um aumento de 8,2%

Itália: país, um dos mais afetados pela covid-19, já tem quase 70 mil infectados pelo novo coronavírus (Marco Gozzi/Reuters)

Itália: país, um dos mais afetados pela covid-19, já tem quase 70 mil infectados pelo novo coronavírus (Marco Gozzi/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 24 de março de 2020 às 14h42.

Última atualização em 24 de março de 2020 às 14h45.

O número de mortos por um surto de coronavírus na Itália aumentou em 743, para 6.820, disse o chefe da Agência de Proteção Civil do país nesta terça-feira, o que representa uma reversão da queda nas mortes observada nos últimos dois dias.

Na segunda-feira, 602 pessoas morreram, depois de 650 mortes no domingo e 793 no sábado -- o número diário mais alto desde que o contágio veio à luz na Itália, em 21 de fevereiro.

O número total de casos confirmados na Itália subiu para 69.176 em relação aos 63.927 anteriores, um aumento de 8,2%, em linha com a taxa de crescimento de segunda-feira, informou a Agência de Proteção Civil.

Das pessoas originalmente infectadas em todo o país, 8.326 haviam se recuperado totalmente na terça-feira, em comparação com 7.432 no dia anterior. Havia 3.396 pessoas em terapia intensiva, contra 3.204 antes.

A região norte da Lombardia, a mais atingida, permaneceu em uma situação crítica, com um total de 4.178 mortes e 30.703 casos. Em comparação, na segunda-feira eram 3.776 mortes e 28.761 casos relatados.

Espanha

A Espanha relatou seu maior aumento diário de casos de coronavírus nesta terça. As infecções entre agentes de saúde cresceram e carros funerários começaram a chegar à pista de gelo de Madri, transformada às pressas em um necrotério improvisado.

O Ministério da Saúde comunicou cerca de 6.600 casos novos e 500 mortes de madrugada. Com quase 40 mil casos e 2.696 mortes, a Espanha é o país mais atingido da Europa depois da Itália.

Cerca de 14% de todas as infecções afetam agentes de saúde, o que o chefe de emergências de saúde Fernando Simon atribuiu à disponibilidade limitada de equipamentos de proteção e a vários surtos inicias do vírus em hospitais.

Ele também alertou que a pressão sobre as unidades de tratamento intensivo continuará depois que a transmissão do vírus entre a população geral tiver atingido um pico.

Ecoando estas preocupações, o sindicato de enfermeiras Satse pediu conjuntos de exames e medidas drásticas para ajudar a amparar os hospitais de Madri, que disse estarem "à beira do colapso".

Na segunda-feira, autoridades da capital espanhola concordaram em transformar o Palácio do Gelo, que abriga uma pista de patinação de tamanho olímpico, em um necrotério.

Os militares desinfetaram 179 casas de repouso no mesmo dia e planejavam limpar outras 96 nesta terça-feira, disseram autoridades.

A Procuradoria iniciou uma investigação depois que a ministra da Defesa, Margarita Robles, disse que o Exército encontrou corpos abandonados em casas de repouso. Ela não disse o que causou as mortes.

EUA

Já o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos divulgou um total de 44.183 casos de coronavírus, um aumento de 10.779 casos em relação à contagem anterior, e disse que o número de mortos aumentou em 144, para 544.

O CDC realizou sua contagem de casos da doença respiratória Covid-19, causada por um novo coronavírus, até a tarde de 23 de março, em comparação com a contagem do dia anterior.

Casos de coronavírus foram relatados em todos os 50 Estados norte-americano e no distrito de Columbia. A contagem total não inclui casos entre cidadãos repatriados de Wuhan, na China, e Japão.

Os números do CDC não refletem necessariamente casos relatados por Estados individualmente.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEspanhaEstados Unidos (EUA)ItáliaMortes

Mais de Mundo

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia