Mundo

Mujica diz que Lula deu "lição de alta política" à AL

Presidente uruguaio lembrou as 30 milhões de pessoas que saíram da miséria no Brasil

Mujica e Lula: uruguaio elogiou a "revolução" feita por Lula sem atropelar o mercado (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

Mujica e Lula: uruguaio elogiou a "revolução" feita por Lula sem atropelar o mercado (Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 09h10.

Montevidéu - O presidente do Uruguai, José Mujica, declarou nesta sexta-feira que o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva foi uma "lição de alta política para o sucesso da América Latina".

"Foram oito anos que, entre muitas outras coisas, permitiram que cerca de 30 milhões de indigentes superassem definitivamente a situação quase trágica de seu passado", disse Mujica em uma de suas declarações semanais à rádio "M24".

A gestão de Lula permitiu também que muitos cidadãos brasileiros "saíssem da pobreza para níveis relativamente aceitáveis em uma sociedade de dimensões colossais e em um país que sempre esteve situado entre os mais injustos", ressaltou.

Segundo ele, "esta conquista é formidável", pois só aqueles que nunca passaram fome não dão valor a isso.

O presidente uruguaio disse ainda que um dos principais méritos de Lula é que a "fantástica revolução" que ele promoveu não destruiu "os alicerces da sociedade de mercado", à qual ele "respeitou" e "impulsionou".

Mujica, que passou 13 anos na prisão por sua luta contra a ditadura militar (1973-1985), ressaltou em várias ocasiões que Lula é seu modelo político.

Desde que assumiu a Presidência em 1º de março, ele visitou Lula em duas ocasiões, a primeira nesse mesmo mês em Brasília e a segunda em julho em Santana do Livramento (RS).

Além disso, recebeu o presidente brasileiro em Montevidéu em maio.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilAmérica LatinaLuiz Inácio Lula da SilvaUruguaiGovernoJosé Mujica

Mais de Mundo

G7 vai manter 'pressão econômica' até que Rússia acabe com guerra na Ucrânia

Trump sugere que americanos possam gostar de 'um ditador' e afirma: 'Eu não sou'

Apenas 48 horas antes de tarifas entrarem em vigor, Modi diz que suportará pressão dos EUA

Venezuela anuncia envio de 15 mil homens para 2 estados na fronteira com a Colômbia