Mundo

Não há previsão para chegada de corpos de turistas ao Brasil

No dia 24, o embaixador do Brasil em Ancara, Antonio Salgado, disse que a estimativa era de que o processo levaria uma semana

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Brasília - O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, informou hoje (27) que a Embaixada do Brasil na Turquia ainda aguarda a liberação dos documentos, pelas autoridades turcas, para repatriar os corpos das três turistas brasileiras, que morreram no último dia 20 durante o choque entre dois balões na Capadócia. No dia 24, o embaixador do Brasil em Ancara, Antonio Salgado, disse que a estimativa era de que o processo levaria uma semana.

Os corpos das brasileiras Ellem Kohelman, de 76 anos, Maria Luiza Gomes, de 71 anos, e Maria Rosas, de 65 anos, estão em duas cidades diferentes. Dois deles estão em Ancara, capital da turca, e um está em Kayseri. As famílias e os funcionários da embaixada aguardam o fim dos trâmites legais das autoridades turcas para começar o processo de emissão da certidão de óbito brasileira e o traslado dos corpos.

O acidente ocorreu há quatro dias por volta das 6h e envolveu dois balões de ar quente na Capadócia. Um deles se chocou com o cesto do outro balão e caiu quando sobrevoava as formações rochosas na região. As causas do acidente estão sendo apuradas. No acidente, sete brasileiros ficaram feridos.

O Itamaraty informou que seis turistas permanecem internados, em estado estável e sem risco de morrer. Porém, pelo menos cinco deles deverão permanecer hospitalizados na Turquia por mais algum tempo. Os brasileiros estão internados em quatro hospitais das regiões de Layseri e o Nevsehir.

Pelo menos 22 pessoas ficaram feridas no choque entre dos dois balões, sete eram turistas brasileiros, mas havia também argentinos e espanhóis. Por orientação dos guias, o passeio ocorre sempre no amanhecer, os turistas devem estar preparados por volta das 5h.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaItamaratyMinistério das Relações ExterioresMortesTurquia

Mais de Mundo

Governo dos EUA 'condena' decisão de Moraes por prisão domiciliar de Bolsonaro

Netanyahu diz estar preparando 'instruções' ao Exército israelense de continuação da guerra em Gaza

Califórnia representa ameaça ao plano de Trump de redesenhar mapa congressual dos EUA

Nasa vai anunciar projeto para construir usina nuclear na Lua, diz site