Mundo

Netanyahu denuncia hipocrisia da UE sobre colônias

Benjamin Netanyahu criticou a União Europeia nesta quinta-feira, depois que alguns países convocaram os embaixadores israelenses para explicações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2014 às 18h13.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, criticou a União Europeia nesta quinta-feira, depois que alguns países convocaram os embaixadores israelenses para explicações.

A convocação aconteceu após o anúncio recente da construção de 1.800 novas casas nas colônias da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental.

"Isso é hipocrisia. A União Europeia convoca embaixadores por causa da construção de algumas casas? Quando a União Europeia convocou embaixadores palestinos por causa dos apelos pela destruição de Israel?", atacou Netanyahu, na conversa com correspondentes estrangeiros.

"É hora de por um fim a essa hipocrisia", afirmou. "Esse 'dois pesos e duas medidas' não ajuda a paz, acho que isso a repele", completou.

O governo Netanyahu anunciou planos para a construção de novas moradias nas colônias apenas alguns dias depois da última visita do secretário de Estado americano, John Kerry. Desde julho, Kerry tenta convencer palestinos e israelenses a aderir a um acordo de paz.

Nesta quinta-feira, os embaixadores israelenses creditados em Londres, Roma e Paris foram convocados "em sinal de protesto", após os anúncios sobre a colonização, informou o porta-voz do Ministério israelense das Relações Exteriores, Yigal Palmor.

O chefe do serviço diplomático do Foreign Office britânico, Simon Fraser, explicou ao embaixador "que as negociações (entre israelenses e palestinos) em andamento representam uma oportunidade única para por fim ao conflito de uma vez por todas" e que os "anúncios sobre as colônias tinham um impacto negativo", disse à AFP um porta-voz do Foreign Office.

Acompanhe tudo sobre:EuropaUnião EuropeiaIsraelDiplomacia

Mais de Mundo

Uganda confirma acordo com EUA para transferir imigrantes em situação irregular

Europa deve assumir 'maior parte do fardo' da segurança da Ucrânia, diz vice de Trump

Egito acusa Israel de ignorar proposta de trégua em Gaza aceita pelo Hamas

Na Argentina, carteira de motorista e impostos agora podem ser pagos com criptomoedas; entenda