Mundo

No Egito, oposição intensifica protestos no 15º dia

Pelas contas da ONU, 300 pessoas já morreram com as manifestações, e 3 mil ficaram feridas

Protestos contra o regime egípcio: Mubarak quer investigar violência contra manifestantes (John Moore/Getty Images)

Protestos contra o regime egípcio: Mubarak quer investigar violência contra manifestantes (John Moore/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de fevereiro de 2011 às 08h04.

Brasília - A oposição decidiu intensificar a partir hoje (8) as manifestações em protesto ao governo do presidente do Egito, Hosni Mubarak. No 15º dia de protestos no país, milhares de pessoas ocuparam nesta manhã a Praça Tahrir – local de concentração das manifestações no Cairo. Os manifestantes dormiram em tendas e cobertores, alguns se abrigaram perto dos tanques do Exército, estacionados nos arredores da praça.

Uma grande faixa com a inscrição "O povo exige a saída do regime" está estendida sobre o conjunto de tendas e lonas. Os protestos começaram no último dia 25. A ocupação da praça se tornou o símbolo da revolta anti-Mubarak. Pelas Nações Unidas, cerca de 300 pessoas morreram e 3 mil ficaram feridas.

Mubarak anunciou ontem (7) a formação de uma comissão de inquérito para apurar a violência ocorrida durante a série de protestos. Houve confrontos entre oposicionistas e favoráveis ao atual governo. Também foram registradas censura e agressões a jornalistas.

O primeiro-ministro, Ahmed Chafic, pediu publicamente desculpas pela violência e exigiu a abertura de um inquérito. Há pouco mais de 29 anos no poder, Mubarak é acusado de corrupção, desvio de recursos públicos e autoritarismo. Ele avisou que não pretende concorrer as eleições em setembro na tentativa de manter-se no poder.

Porém, a oposição quer mais. Para os líderes oposicionistas, Mubarak deve deixar o poder, promover a transição, libertar presos políticos, suspender ações de censura e pressão sobre a liberdade de expressão e autorizar a instalação de uma Assembleia Constituinte.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestosÁfricaEgitoGoverno

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra