Mundo

Novo governo da Catalunha toma posse

Quim Torra aproveitou a ocasião para pedir ao novo presidente do governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, que também tomou posse

Quim Torra: "Esta situação que vivemos já não pode durar nem mais um dia" (Hannibal Hanschke/Reuters)

Quim Torra: "Esta situação que vivemos já não pode durar nem mais um dia" (Hannibal Hanschke/Reuters)

A

AFP

Publicado em 2 de junho de 2018 às 10h25.

O novo governo catalão dirigido pelo separatista Quim Torra tomou posse neste sábado em uma cerimônia cheia de referências aos políticos na prisão ou no exterior e que põem fim à intervenção da autonomia decretada por Madri depois da fracassada tentativa de autonomia de outubro.

Os 13 conselheiros, sete homens e seis mulheres, escolhidos por Torra, um aliado do ex-presidente Carles Puigdemont, prestaram juramento no Palácio da Generalitat de Barcelona, sede do governo regional.

Quim Torra aproveitou a ocasião para pedir ao novo presidente do governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez - que também tomou posse neste sábado - a "assumir riscos".

"Presidente Pedro Sánchez, vamos nos falar, vamos tratar desta questão, vamos assumir riscos, o senhor e nós. Temos que nos sentar à mesma mesa e negociar de governo para governo. Esta situação que vivemos já não pode durar nem mais um dia", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaCatalunha

Mais de Mundo

Venezuela acusa EUA de usar IA em vídeo sobre ataque a navio no Caribe

Em podcast, Trump acusa Brasil, China e Índia de tarifas desleais

Milei acusa jornalistas de espionagem ilegal após divulgação de áudios da irmã

Juiz federal dos EUA decide que envio de tropas para Los Angeles violou lei federal