Agência de Notícias
Publicado em 8 de maio de 2025 às 13h51.
O novo Papa, cujo nome será anunciado em breve, foi da Capela Sistina à chamada Sala das Lágrimas para se vestir e se apresentar ao mundo na sacada da basílica na Praça de São Pedro.
Isso está previsto no ritual de eleição do novo pontífice, anunciado às 18h08 (16h08 GMT) pela fumaça branca.
O novo Papa obteve pelo menos dois terços dos votos dos 133 cardeais eleitores (89) e, após essa contagem, aceitará o cargo e decidido o nome que deseja ser chamado.
Da Capela Sistina, o Papa eleito é convidado a ir à "Sala das Lágrimas", onde as vestes que poderá começar a usar estão sendo preparadas há dias.
A sala é conhecida por esse nome porque, historicamente, era o lugar onde o escolhido podia permanecer em paz por um momento e, eventualmente, rezar e chorar para desabafar a tensão acumulada.
Nessa câmara encontram-se três longos hábitos ou batinas brancas de tamanhos variados, dependendo da altura do escolhido, bem como quatro vestes curtas semelhantes a sobrepelizes, uma mozeta ou capa roxa e uma estola roxa com decoração dourada.
Ele também pode escolher entre sapatos de tamanhos diferentes, faixas, um cordão e uma cruz dourada, todos dispostos ali.
Ele então receberá homenagens dos outros cardeais.
O protodiácono, o cardeal francês Dominique Mamberti, aparecerá primeiro na sacada da basílica para anunciar quem é o escolhido e o nome sob o qual governará a Igreja.
Em seguida, o novo Papa dirigirá algumas palavras aos presentes na Basílica de São Pedro e dará a bênção Urbi et Orbi.