Mundo

Número de moradias certificadas cresce mais de 15 vezes

Apesar do crescimento, os edifícios comerciais que buscam certificação no país ainda são maioria

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2013 às 17h20.

As construções sustentáveis estão cada vez mais populares no Brasil e não são só os edifícios comerciais que se preocupam com a questão.

Levantamento feito pelo Processo Alta Qualidade Ambiental (AQUA) - considerado um dos principais selos de certificação sustentável no Brasil - aponta que o número de edificações habitacionais certificadas cresceu mais de 15 vezes nos últimos dois anos.

Segundo o selo, em 2011 havia apenas três empreendimentos brasileiros certificados de acordo com os referenciais técnicos para habitação do AQUA, lançados em 2010. No ano seguinte, o número pulou para 11 edificações habitacionais certificadas e, em 2013, chegou a 46, caracterizando um aumento de mais de 1500%.

Apesar do crescimento, os edifícios comerciais que buscam certificação no país ainda são maioria.

Atualmente, o AQUA possui 87 estabelecimentos certificados com seu selo. Entre eles, indústrias, escritórios, escolas, hotéis e shopping centers.

Inspirado no selo francês Haute Qualité Environnementale (HQE), o AQUA foi criado em 2008 e é a primeira norma brasileira para a certificação de construções sustentáveis, levando em conta critérios 100% baseados na realidade do país na hora de avaliar as edificações.

O selo é concedido pela Fundação Vanzolini, instituição privada, sem fins lucrativos, criada e gerida pelos professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Acompanhe tudo sobre:Habitação no BrasilMeio ambienteSustentabilidade

Mais de Mundo

Israel propõe estender primeira fase do cessar-fogo em Gaza por mais 42 dias

Trump recebe Zelensky para assinar acordo sobre exploração de reservas minerais da Ucrânia

Incêndio florestal no nordeste do Japão é o maior a atingir o país em mais de 30 anos

Avalanche no Himalaia deixa ao menos 41 pessoas presas