Mundo

Número de mortos após tornados nos EUA chega a 18

Pelo menos 18 pessoas morreram após a passagem de uma série de tornados pelo centro-sul dos Estados Unidos


	Tornado: no Condado Faulkner, ventos de até 160 km/h devastaram as localidades de Mayflower e Vilonia
 (Wikimedia Commons)

Tornado: no Condado Faulkner, ventos de até 160 km/h devastaram as localidades de Mayflower e Vilonia (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 10h10.

Washington - Pelo menos 18 pessoas morreram e várias ficaram feridas após a passagem de uma série de tornados pelo centro-sul dos Estados Unidos, informaram nesta segunda-feira as autoridades locais.

De acordo com o Departamento de Gestão de Emergências do Arkansas, pelo menos dez pessoas morreram no Condado Faulkner, onde os ventos de até 160 km/h devastaram as localidades de Mayflower e Vilonia, situadas ao norte de Little Rock.

A fonte ressaltou que mais cinco vítimas foram registradas no Condado Pulaski e outra no Condado White, enquanto mais de 100 pessoas receberam atendimento médico em diferentes hospitais do estado.

Além disso, uma frente de tempestades cruzou o leste de Iowa, onde a polícia local confirmou a morte de uma mulher na cidade de Kinross, no Condado Keokuk. De acordo com a fonte, outra pessoa morreu na cidade de Ouapaw, em Oklahoma.

"Estamos vivendo um caos aqui", disse à televisão local o prefeito de Vilonia, James Firestone, que assegurou que "o centro da cidade aparentemente ficou totalmente destruído".

"Há alguns edifícios que seguem de pé, mas a magnitude do prejuízo é tremenda", indicou Firestone. "Há encanamentos de gás que ficaram abertos, os cabos da rede de eletricidade caíram e há casas que aparecem como uma pilha de escombros", completou.

Um meteorologista da emissora "CNN" de televisão que se encontrava em Mayflower, a cerca de 30 quilômetros ao sudoeste de Vilonia, calculou que os ventos do tornado alcançaram entre 210 km/h e 240 km/h.

Além das vítimas citadas, pelo menos seis pessoas ficaram feridas na cidade de Ouapaw, próxima à fronteira com Kansas e Missouri, informou o escritório do xerife do condado de Ottawa.

O diretor do serviço de Emergências desse mesmo condado, Joe Dan Morgan, explicou que a cidade, de cerca 900 habitantes, ficou seriamente danificada em consequência dos tornados.

Horas antes, o governador da Carolina do Norte, Pat McCrory, comunicou a morte de um bebê de 11 meses, que morreu ontem após ter ficado ferido durante a passagem de tornados por algumas localidades deste Estado na última sexta.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)MortesPaíses ricosTornados

Mais de Mundo

Quem é Friedrich Merz, novo chanceler da Alemanha que quer independência dos EUA

Hamas diz que não vai retomar negociação com Israel até que país solte detentos palestinos

Guerra na Ucrânia completa três anos e Zelensky elogia 'heroísmo' da população

Principal alvo das tarifas sobre metais é a China, diz ex-assessora de comércio da Casa Branca