Mundo

Número de sírios refugiados na Turquia ultrapassa 30 mil

Os refugiados são acomodados em tendas do Crescente Vermelho turco nas províncias sulistas de Gaziantep, Hatay, Sanliurfa e Kilis, ao longo da fronteira síria

O governo da Turquia acusou repetidas vezes o presidente sírio Bashar Assad de usar o plano de Annan para ganhar tempo (Adem Altan/AFP)

O governo da Turquia acusou repetidas vezes o presidente sírio Bashar Assad de usar o plano de Annan para ganhar tempo (Adem Altan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2012 às 15h41.

Ancara - O número de refugiados sírios registrados na Turquia superou 30 mil, disse nesta sexta-feira a chancelaria turca à agência France Presse (AFP). "Mais de 400 sírios cruzaram a fronteira e entraram na Turquia na quinta-feira, elevando o número total de refugiados a 30.800", informou um funcionário do Ministério das Relações Exteriores, que falou sob anonimato.

Os refugiados são acomodados em tendas do Crescente Vermelho turco nas províncias sulistas de Gaziantep, Hatay, Sanliurfa e Kilis, ao longo da fronteira síria. O fluxo de refugiados continua à medida que prossegue o violento conflito civil sírio, particularmente nos vilarejos e cidades da fronteira noroeste.

O presidente da Turquia, Abdullah Gul, disse hoje que "infelizmente, a situação continua a pior na Síria", ao acrescentar que o plano de paz proposto pelo mediador internacional Kofi Annan parece ter sido abandonado pelo governo de Damasco.

O governo da Turquia acusou repetidas vezes o presidente sírio Bashar Assad de usar o plano de Annan para ganhar tempo. Grupos de ativistas sírios dizem que o número de pessoas mortas desde que a revolta contra Assad estourou, em março de 2011, ultrapassou 14.400. Nesta semana o chefe da missão de paz da ONU, Hervé Ladsous, disse que a Síria está em guerra civil. A Turquia, que na década passada foi aliada ao regime de Assad, rompeu com o governo sírio após o começo da repressão à revolta em março passado.

As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDitaduraEuropaPrimavera árabeSíriaTurquia

Mais de Mundo

Tarifas de Trump enfrentam teste na Justiça antes do prazo final de 1º de agosto

Trump anuncia acordo com Coreia do Sul para reduzir tarifa de 25% para 15%

Canadá anuncia intenção de reconhecer o Estado palestino em setembro

No dia do decreto de Trump, Mauro Vieira é chamado para encontro com Rubio pela 1ª vez em Washington