Mundo

Número de turistas no mundo supera 1 bilhão em 2012

O número representa uma alta de 4% em relação a 2011, segundo a OMT


	Uma passageira no aeroporto de Chicago: para 2013, a tendência de alta será mantida a um ritmo levemente inferior
 (Scott Olson/AFP)

Uma passageira no aeroporto de Chicago: para 2013, a tendência de alta será mantida a um ritmo levemente inferior (Scott Olson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2013 às 11h14.

Madrid - O número de turistas no mundo superou pela primeira vez em 2012 a barreira de um bilhão de pessoas, com uma alta de 4% em relação ao ano anterior, apesar do contexto global de instabilidade econômica, anunciou nesta terça-feira a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Para 2013, a tendência de alta será mantida a um ritmo levemente inferior, com a chegada de turistas aumentando entre 3% e 4%, acrescentou o organismo, subordinado às Nações Unidas e com sede em Madri.

A longo prazo, a OMT prevê uma alta de 3,8% anual em média, entre 2010 e 2020, alcançando 1,8 bilhão até 2030.

"Pela primeira vez superamos um bilhão. Nós nos encontramos em 1,035 bilhão de viajantes internacionais. É cerca de 39 milhões de turistas a mais que em 2011", assinalou o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, ao apresentar as estatísticas da empresa.

"2012 foi um ano de instabilidade econômica constante em todo o mundo, e especialmente na euro zona", explicou Taleb Rifai.

No entanto, o turismo internacional conseguiu manter seu rumo de recuperação depois de 2009, um ano que Rifai classificou de "o pior em 60 anos para o turismo".

Depois de cair 3,9% em 2009, o número de turista subiu 6,6% em 2010 e 5% em 2011.


Como em 2012, a região da Ásia e do Pacífico liderarão o aumento este ano (5% e 6% previstos respectivamente), seguidos da África (de 4 a 6%), o continente americano (de 3 a 4%) e Europa (2 a 3%).

Em compensação, no Oriente Médio, sacudido pelos conflitos e as tensões na Síria, Egito e Líbano, as previsões de crescimento se encontram entre 0 e 5%.

Na América Latina, o turismo internacional continuou crescendo no último ano.

A região mais beneficiada foi a América Central (+6,2%), enquanto que a afluência de viajantes para a América do Sul aumentou 4,7%, uma alta inferior à dos dois anos anteriores.

Essas previsões são divulgadas num momento de incerteza no contexto econômico mundial.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento global de 3,5% em 2013, puxado principalmente pelos países emergentes e pela Ásia, com a alta de 8,2% do PIB chinês e de 5,9% da Índia.

A Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevê, por sua vez, um crescimento reduzido de 2% nos Estados Unidos neste ano. Por outro lado, a recessão deverá se manter na zona euro, que continua alimentando as dúvidas sobre sua capacidade de se livrar da crise econômica.

*Matéria atualizada às 12h13

Acompanhe tudo sobre:Turismo

Mais de Mundo

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela 1ª vez após quase 12 mil anos

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi

EUA designa Cartel de los Soles, da Venezuela, como organização terrorista