Mundo

Nursultan Nazarbayev é declarado presidente eleito do Cazaquistão

Político está no poder da república soviética desde 1989

Presidente foi eleito por 95,55% dos votos, embora as eleições tenham recebido críticas sobre sua validade democrática (Getty Images)

Presidente foi eleito por 95,55% dos votos, embora as eleições tenham recebido críticas sobre sua validade democrática (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de abril de 2011 às 07h54.

Moscou - A Comissão Eleitoral Central (CEC) do Cazaquistão declarou nesta quarta-feira Nursultan Nazarbayev presidente eleito dessa antiga república soviética na Ásia Central.

Nazarbayev, de 70 anos e no poder desde 1989 - desde o fim da União Soviética -, foi reeleito no pleito presidencial antecipado de domingo com 95,55% dos votos, segundo os resultados definitivos.

A CEC anunciou ainda que a cerimônia de posse para um mandato de cinco anos acontecerá na próxima sexta-feira, informou desde Astana a agência oficial russa "RIA Novosti".

As eleições presidenciais cazaques foram criticadas pela missão de observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), que assinalou que o pleito não se ajusta aos padrões democráticos.

"Estas eleições mostram que, infelizmente, as instituições democráticas no Cazaquistão não se desenvolveram no mesmo grau que as instituições econômicas", disse o chefe da missão da Osce, o holandês Daan Everts, ao apresentar em Astana o relatório preliminar dos observadores.

Everts destacou que a maioria dos membros das comissões eleitorais regionais são membros do partido governista Nur Otan, o que "gerou determinada desconfiança na gestão do processo eleitoral".

Já a missão de observadores da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa demonstrou preocupação pela desigualdade de condições entre os candidatos durante a campanha eleitoral, embora tenha assinalado que os resultados do pleito refletem a vontade do poço cazaque.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁsiaDemocraciaComunismoEleições

Mais de Mundo

‘Hamas sentiu o nosso poder, atacamos Gaza com 153 toneladas de bombas’, afirma Netanyahu

Presidente eleito da Bolívia afirma que vai retomar relações com os EUA após quase 20 anos

Cidadania espanhola 'facilitada' acaba nesta quarta-feira; saiba o que muda na Lei dos Netos

Número de mortos por inundações e deslizamentos no México chega a 76