Mundo

O mundo não confia em Donald Trump, mostra pesquisa

Levantamento do Pew Research Center revela que a imagem de Donald Trump mundo afora é ruim. Veja aqui quem confia e quem não confia em seu trabalho

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: confiança no seu trabalho como presidente é baixa mundo afora (Mark Wilson/Getty Images)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: confiança no seu trabalho como presidente é baixa mundo afora (Mark Wilson/Getty Images)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 11 de novembro de 2018 às 06h00.

Última atualização em 11 de novembro de 2018 às 06h00.

São Paulo – Dois anos depois da chegada de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, uma pesquisa global sugere que o mundo não tem confiança de que é capaz de fazer as escolhas certas em assuntos de interesse internacional.

É o que mostra um levantamento conduzido pelo Pew Research Center, organização dedicada à pesquisa e ao estudo de vários temas, como política doméstica e externados EUA, religião, ciência e tecnologia.

A pesquisa buscou medir a imagem que o mundo tem atualmente presidente americano e foi conduzida em 25 países. E, de acordo com os resultados, 70% dos entrevistados disse não confiar em Trump em temas globais, enquanto 27% se manifestou em prol do presidente em exercício.

A má fama de Trump no palco global é latente entre países tradicionalmente aliados dos Estados Unidos, mostrou o Pew Research. Na média, 82% dos entrevistados na Europa demonstraram desconfiança sobre Trump.

Entre os países que mais “desconfiam” do republicano estão a Espanha, a Alemanha e a França, onde os percentuais estão em 93%, 90% e 90%, respectivamente.

Nos países vizinhos dos EUA, tampouco a situação de Trump melhora. No México, 91% das pessoas se manifestou em tom de desconfiança e, no Canadá, 75%. Na América do Sul, 78% dos brasileiros e 78% dos argentinos disse não confiar no republicano.

Entre os países que vão na direção contrária e confiam no trabalho de Trump na comunidade internacional, destacam-se as Filipinas, onde 78% dos entrevistados tem essa opinião, e Israel, 69%. Na Nigéria e no Quênia, a maioria dos participantes (59% e 56%, respectivamente) também se manifestou com confiança no trabalho do presidente americano.

Aprovação nos Estados Unidos

Atualmente, a situação da imagem de Trump nos Estados Unidos também não é muito boa. Segundo monitoramento do Instituto Gallup, a maioria dos americanos (54%) reprova a sua atuação enquanto presidente.

Apesar do percentual ser dramático, não é o pior cenário enfrentado por ele neste ano: em junho e setembro, seu nível de reprovação bateu em 50%, de acordo com os números compilados pela instituição.

Com o republicano agora sem maioria no Congresso, fica a dúvida se ele conseguirá reverter esse quadro nos dois anos restantes que terá à frente da Casa Branca. No que for depender dos democratas que vão dominar a Câmara dos Representantes, o panorama para Trump é, sem dúvidas, sombrio.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaDonald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas

Chanceler de Lula pede protagonismo global dos países em desenvolvimento no Brics

Por que fevereiro só tem 28 dias? Entenda a lógica do calendário