Mundo

Obama acusa Romney de 'atirar antes de apontar'

''Romney parece ter uma tendência a atirar primeiro e apontar depois'', disse Obama em uma entrevista à rede ''CBS''


	Barack Obama acena na Casa Branca: ''Como presidente, uma das coisas que aprendi é que não se pode fazer isso''
 (Jewel Samad/AFP)

Barack Obama acena na Casa Branca: ''Como presidente, uma das coisas que aprendi é que não se pode fazer isso'' (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2012 às 19h32.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusou nesta quarta-feira o candidato republicano à presidência, Mitt Romney, de ''atirar antes de apontar'' por sua resposta aos ataques contra as missões diplomáticas do país no Egito e na Líbia, onde morreram o embaixador Chris Stevens e outros três americanos.

''Romney parece ter uma tendência a atirar primeiro e apontar depois'', disse Obama em uma entrevista à rede ''CBS''.

''Como presidente, uma das coisas que aprendi é que não se pode fazer isso. Já se sabe, é importante garantir que as declarações sejam respaldadas pelos fatos'', afirmou Obama.

O presidente respondeu dessa maneira os comentários de Romney, que tachou de ''vergonhosa'' a atuação do governo americano após os ataques no Egito e Líbia e acusou Obama de ''ter demonstrado falta de clareza na condução da política externa''.

Romney fez referência a um comunicado da embaixada americana no Cairo, que condenou ontem um vídeo anti-Islã que circula pela internet - em que o profeta Maomé é caricaturado - sendo considerada a principal razão dos ataques.

''É um péssimo caminho para os EUA pedir desculpas por nossos valores. É um erro'', afirmou Romney em entrevista coletiva na Flórida.

Imediatamente, a campanha de Obama manifestou a reprovação do uso político do ataque na Líbia por parte do candidato republicano.

''Estamos surpresos que no momento em que os Estados Unidos estão enfrentando a trágica morte de americanos na Líbia, o governador Romney decida lançar um ataque político'', nas palavras de Ben LaBolt, porta-voz da campanha democrata.

Questionado hoje se as afirmações de Romney foram irresponsáveis, Obama disse que ''o povo americano'' é que deve ''julgar'' isso.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Mitt RomneyPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Justiça suspende transformação do Banco de la Nación Argentina em sociedade anônima

Premier do Reino Unido anuncia maior percentual de investimento em defesa desde o fim da Guerra Fria

Trump revoga ordem de Biden que vincula vendas de armas dos EUA aos direitos humanos

Reconstrução da Ucrânia exigirá US$ 524 bilhões, afirma a ONU