Mundo

Obama diz que agora é hora de Irã resolver disputa nuclear

Presidente dos EUA aproveitou a ocasião da celebração do Ano Novo do Irã para instar o governo iraniano a resolver as diferenças com Washington


	Obama: "Até o momento, eles (governantes do Irã) não foram capazes de convencer a comunidade internacional de que suas atividades nucleares são exclusivamente para fins pacíficos", disse o presidente dos EUA.
 (AFP)

Obama: "Até o momento, eles (governantes do Irã) não foram capazes de convencer a comunidade internacional de que suas atividades nucleares são exclusivamente para fins pacíficos", disse o presidente dos EUA. (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2013 às 23h01.

Washington - Pouco antes de partir para uma viagem a Israel, o presidente norte-americano, Barack Obama, disse nesta segunda-feira que agora era a hora de o Irã tomar "medidas imediatas e significativas" para reduzir as tensões com a comunidade internacional sobre seu programa nuclear.

Como fez em anos anteriores, Obama aproveitou a ocasião da celebração do Ano Novo do Irã para instar o governo iraniano a resolver as diferenças com Washington e outras nações ocidentais sobre suas ambições nucleares.

"Os líderes do Irã dizem que seu programa nuclear é para pesquisas médicas e eletricidade. Até o momento, no entanto, eles não foram capazes de convencer a comunidade internacional de que suas atividades nucleares são exclusivamente para fins pacíficos", disse Obama em comunicado.

"Agora é a hora de o governo iraniano tomar medidas imediatas e significativas para reduzir as tensões e trabalhar em direção a uma solução contínua e permanente para a questão nuclear", disse ele.

Obama afirmou que os Estados Unidos preferiam uma solução pacífica e diplomática para a disputa. Mais tarde nesta semana, o presidente vai visitar Israel e Jordânia, onde o tema do Irã deve ser prioridade em sua agenda.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearEstados Unidos (EUA)InfraestruturaIrã - PaísPaíses ricos

Mais de Mundo

Polônia elegerá presidente que abrirá caminho para Tusk ou complicará seu mandato

Após reunião com países europeus, Irã reafirma interesse em negociar programa nuclear com os EUA

SOS Méditerranée resgata mais de 270 migrantes na Tunísia

Mais de mil pessoas são evacuadas por fortes chuvas na Argentina