Mundo

Obama diz que vai propor reformas em agência de espionagem

Presidente dos EUA pretende garantir aos norte-americanos que a privacidade deles não está sendo violada pela agência


	Obama: "parte do que estamos tentando fazer no mês que vem... é uma revisão independente... Eu vou propor um comedimento na NSA e iniciar algumas reformas que possam dar às pessoas mais confiança"
 (Brendan Smialowski/AFP)

Obama: "parte do que estamos tentando fazer no mês que vem... é uma revisão independente... Eu vou propor um comedimento na NSA e iniciar algumas reformas que possam dar às pessoas mais confiança" (Brendan Smialowski/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 07h24.

Washington - O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou na quinta-feira que pretende propor reformas na Agência de Segurança Nacional (NSA) para garantir aos norte-americanos que a privacidade deles não está sendo violada pela agência.

"Parte do que estamos tentando fazer no mês que vem... é uma revisão independente... Eu vou propor um comedimento na NSA e iniciar algumas reformas que possam dar às pessoas mais confiança", disse Obama em entrevista a um programa da rede de TV MSNBC.

As denúncias de monitoramento da NSA suscitaram preocupações sobre os alcances das operações da agência e sua capacidade de bisbilhotar as comunicações de cidadãos e líderes estrangeiros. No Brasil, segundo documentos vazados pelo ex-prestador de serviço da NSA Edward Snowden, a espionagem também atingiu a presidente Dilma Rousseff.

Em uma das últimas denúncias contra as operações da agência, o jornal Washington Post revelou esta semana que a agência reúne cerca de 5 bilhões de registros por dia de telefones celulares espalhados pelo mundo, incluindo os de alguns norte-americanos. A informação também decorre de documentos vazados por Snowden.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEspionagemNSAPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Presidente do Senado rompe com Morales e lança candidatura na Bolívia

Sheinbaum diz que rejeitou oferta de Trump de enviar militares dos EUA ao México

Partido no poder tem vitória ampla em Singapura

Israel ordena mobilização de milhares de reservistas, diz imprensa