Mundo

Obama jura publicamente o cargo de presidente dos EUA

Obama já tinha jurado o cargo ontem em uma breve cerimônia na Casa Branca


	Obama inicia discurso: o governante mostrou-se sorridente e "travou" levemente ao pronunciar a palavra "Estados Unidos" durante o juramento.
 (Reprodução vídeo ao vivo da Casa Branca)

Obama inicia discurso: o governante mostrou-se sorridente e "travou" levemente ao pronunciar a palavra "Estados Unidos" durante o juramento. (Reprodução vídeo ao vivo da Casa Branca)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2013 às 14h52.

Washington - Em um grande cerimônia no Capitólio, em Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, jurou nesta segunda-feira publicamente o cargo para seu segundo mandato, que terminará em janeiro de 2017.

Obama já tinha jurado o cargo ontem em uma breve cerimônia na Casa Branca, já que seu segundo mandato começou oficialmente ao meio-dia de domingo, dia 20, como determina a Constituição.

O presidente da Suprema Corte americana, o magistrado John Roberts, foi o encarregado de tomar o juramento de Obama, que usou dois exemplares da Bíblia, um que há 150 anos serviu para a posse de Abraham Lincoln e outro que foi de propriedade do ativista afro-americano Martin Luther King Jr.

O governante mostrou-se sorridente e "travou" levemente ao pronunciar a palavra "Estados Unidos" durante o juramento. "Que Deus me ajude", disse Obama ao final de sua declaração.

Como o dia 20 de janeiro - data de posse determinada pela Constituição - neste ano caiu em um domingo, as celebrações e a cerimônia pública foram transferidas para hoje.


Obama também jurou perante Roberts em sua primeira posse, em 2009, e então o juiz inverteu erroneamente algumas palavras do texto protocolar.

Embora tenah retificado, seu erro levou o presidente a se equivocar quando teve que pronunciar o juramento.

Por precaução e para evitar a repetição do erro, Obama voltou a jurar o cargo no dia seguinte em um ato privado na Casa Branca. Assim, Obama o fez quatro vezes em suas duas posses como presidente dos Estados Unidos

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, também jurou oficialmente seu cargo ontem, em cerimônia no Observatório Naval, e hoje voltou a fazê-lo no Capitólio, poucos minutos antes de Obama. 

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Eleições americanasBarack Obama

Mais de Mundo

Guerrilheiro mais procurado da Colômbia afirma que não vai se render

Coreia do Norte testa mísseis antiaéreos em meio a exercícios militares dos EUA e da Coreia do Sul

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas