Mundo

Obama transmite condolências a Putin por aeronave russa

Ambos os líderes, em sua segunda reunião nas últimas duas semanas, também abordaram "em detalhes" a situação na Síria e o conflito ucraniano, acrescentou


	Obama e Putin: ambos os líderes, em sua segunda reunião nas últimas duas semanas, também abordaram "em detalhes" a situação na Síria e o conflito ucraniano
 (Jonathan Ernst/ Reuters)

Obama e Putin: ambos os líderes, em sua segunda reunião nas últimas duas semanas, também abordaram "em detalhes" a situação na Síria e o conflito ucraniano (Jonathan Ernst/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2015 às 13h04.

Moscou - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, transmitiu nesta segunda-feira ao colega russo, Vladimir Putin, as condolências pela derrubada do caça-bombardeiro Su-24 na fronteira turco-síria, durante uma reunião bilateral realizada a portas fechadas durante a Cúpula do Clima de Paris.

"Obama transmitiu suas condolências pelo incidente com o avião russo, derrubado pelas forças aéreas turcas na Síria", informou à imprensa russa o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Ambos os líderes, em sua segunda reunião nas últimas duas semanas, também abordaram "em detalhes" a situação na Síria e o conflito ucraniano, acrescentou.

Putin e Obama, segundo o Kremlin, "se manifestaram pelo impulso rumo à solução política" da guerra civil no país árabe e pelo "rápido cumprimento dos Acordos de Minsk" para a regulação da crise ucraniana.

O presidente russo ordenou a imposição de sanções econômicas contra a Turquia depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se negou a pedir formalmente desculpas pela derrubada do bombardeiro, que, segundo Ancara, violou seu espaço aéreo.

Enquanto isso, Obama e Otan apoiaram o direito da Turquia a defender seu território e pediram à Rússia que se abstenha de missões aéreas perto da fronteira turco-síria, embora tenham solicitado a ambos países que normalizem suas relações.

Desde sua última reunião há duas semanas na cúpula do G20 na cidade turca de Antalya, Obama pediu a Putin que foque os ataques da aviação russa na Síria nas posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e não em fortalecer o regime de Bashar al Assad.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack ObamaVladimir Putin

Mais de Mundo

Um terço dos municípios noruegueses começa a votar na véspera das eleições legislativas

País que mais cresce no mundo, Guiana confirma reeleição de Irfaan Ali como presidente

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra