Mundo

Obama veta projeto que revoga Obamacare

Segundo Obama, a medida "iria reverter o progresso significativo que fizemos na melhoria da assistência médica no país"


	Barack Obama: o presidente disse que discordava dos críticos da medida, que inclui regras mais justas e maior proteção ao consumidor
 (Jonathan Ernst/ Reuters)

Barack Obama: o presidente disse que discordava dos críticos da medida, que inclui regras mais justas e maior proteção ao consumidor (Jonathan Ernst/ Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2016 às 17h13.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vetou um projeto que quer revogar a legislação sobre sistema de saúde conhecido como Obamacare, uma das marcas de seu governo.

Segundo Obama, a medida "iria reverter o progresso significativo que fizemos na melhoria da assistência médica no país".

O veto era amplamente esperado. O Partido Republicano, no entanto, se disse vitorioso por ter atingido dois objetivos: cumprir uma promessa feito ao eleitorado justamente em ano eleitoral, e mostra que eles serão capazes de revogar a medida caso um republicano vença as eleições presidenciais, que acontecem em novembro.

Congressistas republicanos tem criado muitos projetos para revogar medidas da administração Obama desde 2010. Esta, no entanto, é a primeira vez que um projeto deste passa pelas duas casas e chega à Casa Branca.

Em sua mensagem ao Congresso justificando o veto, o presidente disse que discordava dos críticos da medida, que inclui regras mais justas e maior proteção ao consumidor.

A legislação "tornou a cobertura pelo sistema de saúde mais acessível e mais centrado nos paciente. E está funcionando", escreveu.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Paul Ryan, a revogação do Obamacare é "apenas questão de tempo".

"Mostramos que conseguimos reverter o programa no Senado. Logo, no ano que vem, quando houver um presidente republicano, nós conseguiremos derrubar a lei", disse.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)SaúdePartido Republicano (EUA)Barack Obama

Mais de Mundo

Macron questiona Putin, mas vê avanço em negociações sobre guerra na Ucrânia

Chegada de estudantes com visto nos EUA tem queda de 28% em um ano

Procurado pelos EUA, Maduro convoca 4,5 milhões de 'milicianos' em meio a tensão entre os países

Trump diz que ligou para Putin e articula reunião entre Rússia, EUA e Ucrânia para resolver guerra