Mundo

Oliver Stone: 'Calderón é como Bush, quer sua própria guerra'

Na opinião do ator, o México precisa de uma mudança à esquerda, como fizeram países latino-americanos como Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela e Nicarágua

Oliver Stone promove seu novo filme "Savages": ''Calderón é como Bush, quer sua própria guerra e não há esperança para o México a menos que mude'' (Getty Images)

Oliver Stone promove seu novo filme "Savages": ''Calderón é como Bush, quer sua própria guerra e não há esperança para o México a menos que mude'' (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2012 às 20h36.

México - O cineasta americano Oliver Stone disse nesta terça-feira que o presidente mexicano, Felipe Calderón, é igual ao ex-governante americano George W. Bush, pois ambos querem suas próprias guerras, segundo declarações dadas em entrevista coletiva por ocasião do lançameno de seu filme ''Savages'' no México.

''Calderón é como Bush, quer sua própria guerra e não há esperança para o México a menos que mude, assim como o fizeram outros países da América Latina'', afirmou o diretor na capital mexicana.

Em sua opinião, o México precisa de uma mudança à esquerda, como fizeram países latino-americanos como Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela e Nicarágua. ''Esses são os modelos de mudança para o México'', ressaltou.

Oliver Stone destacou que a economia mexicana foi mal manuseada durante anos, o que, para ele, é o problema da escalada da guerra contra as drogas. ''É uma pena que nunca possam ter líderes melhores''.

O ''Savages'' é uma adaptação do livro homônimo publicado em 2010 por Don Winslow, e fala da guerra entre jovens do sul da Califórnia que comercializam maconha de alta qualidade para uso medicinal e membros de um violento cartel da droga do outro lado da fronteira.

O diretor comparou a guerra no México contra os cartéis da droga com o conflito armado no Iraque e disse que a violência dos dois países está relacionada, pois a guerra do país árabe foi o início de um novo tipo de violência.

''Savages'' estreou nos cinemas dos Estados Unidos no último dia 6. O elenco inclui os mexicanos Sandra Echeverría, Joaquín Cosio e Diego Cataño, também presentes na conferência desta terça-feira, assim como Benicio del Toro, John Travolta, Demian Bichir, Shalma Hayek, Taylor Kitsch, Blake Lively, Aaron Johnson e Emile Hirsch.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAtores e atrizesFilmesMéxico

Mais de Mundo

Um terço dos municípios noruegueses começa a votar na véspera das eleições legislativas

País que mais cresce no mundo, Guiana confirma reeleição de Irfaan Ali como presidente

Às vésperas da Assembleia da ONU, visto brasileiro pode virar alvo de mais restrições dos EUA

Rússia atinge sede do governo da Ucrânia no maior bombardeio da guerra