Mundo

OMS alerta para aumento de 50% nos casos e mortes globais por cólera

Foram registrados quase 100 mil casos e 1.300 mortes em 25 países neste ano até o momento.

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 4 de abril de 2025 às 14h06.

Tudo sobreOMS (Organização Mundial da Saúde)
Saiba mais

Números preliminares indicam que pelo menos 810 mil casos de cólera e 5.900 mortes decorrentes da doença foram registrados em todo o mundo no ano passado, o que representa um aumento de mais de 50%, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira, 4.

Até o momento, neste ano, foram registrados quase 100 mil casos e 1.300 mortes em 25 países, disse o chefe da unidade de cólera da OMS, Phillippe Barboza, que alertou sobre a situação crítica em países como Angola, que nos últimos 28 dias sofreu 45% das mortes globais causadas pela doença.

"Outro país preocupante é Mianmar, onde o recente terremoto aumenta o risco de surtos de cólera e outras doenças diarreicas agudas, após a destruição de muitas casas e infraestruturas de saúde", disse o especialista em entrevista coletiva.

Países que não relatavam casos há mais de uma década, como a Namíbia, voltaram a registrar infecções, e outros onde as epidemias recentes haviam sido declaradas encerradas estão novamente apresentando surtos de cólera, como Quênia, Malaui, Zâmbia e Zimbábue, disse Barboza.

"Os números de 2024 são subestimados, pois os dados oficiais estão incompletos, mas já são altos demais para a cólera, uma doença que é transmitida por alimentos ou água contaminada por fezes e que não deveria existir no século 21", disse o especialista da OMS.

Acompanhe tudo sobre:CóleraOMS (Organização Mundial da Saúde)Doenças

Mais de Mundo

Secretário da Saúde de Trump diz que 20% das demissões feitas por Musk foram erros

Califórnia quer ficar isenta de represália comercial contra os EUA

Juiz ordena que imigrante deportado por engano para prisão em El Salvador retorne aos EUA

Reino Unido corre para fechar um acordo após tarifas de 10% impostas por Trump