Mundo

Onde o novo papa é escolhido? Veja a Capela Sistina por dentro

A escolha da Capela Sistina como sede do conclave é simbólica. Ali ocorrem cerimônias papais desde o século XV

É proibido fotografar ou filmar o interior, mas milhões de turistas visitam o local todos os anos para ver de perto a obra-prima de Michelangelo (Reprodução/Wikimedia Commons)

É proibido fotografar ou filmar o interior, mas milhões de turistas visitam o local todos os anos para ver de perto a obra-prima de Michelangelo (Reprodução/Wikimedia Commons)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter

Publicado em 6 de maio de 2025 às 06h00.

A Capela Sistina, localizada no Palácio Apostólico do Vaticano, é onde ocorre o conclave — o processo de escolha de um novo papa. Construída entre 1473 e 1481, ela ficou mundialmente conhecida pelas pinturas de Michelangelo, como o teto com cenas do Gênesis e o afresco do Juízo Final.

Como funciona o conclave

Durante o conclave, os cardeais eleitores são trancados na Capela Sistina até que escolham o novo pontífice. O isolamento é total: nenhum contato com o mundo externo é permitido. A cada votação sem resultado, uma fumaça preta sobe da chaminé; quando um papa é escolhido, a fumaça branca indica a decisão.

Capela Sistina já se prepara para o conclave, inclusive com a estrutura ligada à chaminé (Vatican Media / AFP)

Arquitetura e arte renascentista

Há vários temas que foram pintados com afrescos por Michelangelo no teto da Capela Sistina.

A capela tem 40 metros de comprimento por 13 metros de largura e é protegida por segurança máxima durante o conclave. Seu interior abriga obras de artistas renascentistas como Botticelli, Perugino, Ghirlandaio e Michelangelo. O teto pintado levou quatro anos para ser finalizado, entre 1508 e 1512. Os afrescos retratam mais de 300 cenas bíblicas, sendo as mais famosas as que retratam episódios do Livro do Gênesis.

Por que a Capela Sistina é usada

A escolha da Capela Sistina como sede do conclave é simbólica. Ali ocorrem cerimônias papais desde o século XV. O ambiente fechado “com chave” é referência direta ao significado da palavra conclave em latim.

Detalhe da Capela Sistina

Detalhe da Capela Sistina (Wikimedia Commons)

O que acontece após a escolha

Assim que um papa é eleito, o cardeal protodiácono anuncia o tradicional “Habemus Papam” da sacada da Basílica de São Pedro. O novo pontífice, então, aparece para dar sua primeira bênção ao público reunido na Praça de São Pedro.

O público pode visitar?

Sim, fora do período de conclave, a Capela Sistina é aberta a visitantes como parte do circuito dos Museus Vaticanos. É proibido fotografar ou filmar o interior, mas milhões de turistas visitam o local todos os anos para ver de perto a obra-prima de Michelangelo.

O que é o conclave

Conclave é o nome dado à reunião fechada dos cardeais da Igreja Católica com a finalidade de eleger um novo papa. A palavra vem do latim cum clave, que significa "com chave", ou seja, um encontro realizado sob sigilo absoluto e com os participantes literalmente trancados até que a eleição seja concluída.

Como funciona o conclave

  • Quem participa: todos os cardeais com menos de 80 anos têm o direito de voto. Atualmente, são cerca de 120 cardeais eleitores.

  • Local: o conclave acontece na Capela Sistina, no Vaticano, em um ambiente cuidadosamente controlado para garantir privacidade e segurança.

  • Regra da maioria: para que um cardeal seja eleito papa, ele precisa obter dois terços dos votos dos presentes.

  • Sigilo e isolamento: durante o conclave, os cardeais ficam hospedados na Casa Santa Marta e são proibidos de manter qualquer tipo de contato com o mundo exterior. Dispositivos eletrônicos, como celulares, são vetados.

  • Fumaça branca ou preta: após cada rodada de votação, as cédulas são queimadas. A cor da fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina indica o resultado:

    • Fumaça preta: nenhum papa foi eleito.

    • Fumaça branca: um novo papa foi escolhido.

  • Habemus Papam: após a eleição, o cardeal protodiácono (hoje Dominique Mamberti) aparece na sacada da Basílica de São Pedro para anunciar ao mundo, em latim: “Habemus Papam” (“Temos um papa”), seguido do nome do novo pontífice.

O que significa a palavra conclave

A palavra conclave vem do latim cum clave, que significa literalmente "com chave". Ela era usada para descrever um local fechado à chave, em que ninguém podia entrar ou sair — o que remete diretamente à prática da Igreja Católica de isolar os cardeais eleitores durante o processo de escolha de um novo papa.

Significado atual

Hoje, "conclave" é usado principalmente em dois sentidos:

  1. Religioso (original e principal): refere-se ao encontro secreto dos cardeais da Igreja Católica, convocado para eleger um novo papa. É o uso tradicional e canônico do termo.

  2. Figurado (uso moderno): em um sentido mais amplo, a palavra pode ser usada para descrever qualquer reunião fechada, sigilosa ou reservada, especialmente entre autoridades, dirigentes ou especialistas que precisam tomar uma decisão importante. Exemplo: "O conclave de líderes empresariais definiu a nova estratégia do setor."

Acompanhe tudo sobre:VaticanoConclavePapas

Mais de Mundo

Presidente do México tem 81% de aprovação após 7 meses no cargo, aponta pesquisa

Milei tenta aprovar redução da maioridade penal para 14 anos na Argentina

Ministro da Defesa faz campanha por orçamento obrigatório para Forças Armadas nos moldes da OTAN

O que é o branqueamento de corais e por que ele impacta o planeta?