Mundo

ONGs ambientalistas deixam a COP 19 por falta de avanços

"A cúpula de Varsóvia deveria supor um passo decisivo em direção a futuro sustentável, mas, não está resultando nada", explicaram fontes ligadas ao Greenpeace


	Bandeira do Greenpeace: ONG foi uma das organizações que  anunciou hoje seu abandono da COP 19
 (Getty Images)

Bandeira do Greenpeace: ONG foi uma das organizações que  anunciou hoje seu abandono da COP 19 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2013 às 10h39.

Varsóvia - A maioria das ONGs presentes na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 19), que está sendo realizada em Varsóvia, na Polônia, decidiram abandonar a cúpula perante a falta de avanços, algo que nunca havia ocorrido em uma destas reuniões da ONU.

"A cúpula de Varsóvia deveria supor um passo decisivo em direção a um futuro sustentável, mas, na prática, não está resultando nada", explicaram à Agência Efe fontes ligadas ao Greenpeace, uma das organizações que resolveram deixar a COP 19 um dia antes de seu encerramento.

Em entrevista à Efe, o líder do Greenpeace internacional, Kumi Naidoo, lamentou que o governo polonês tenha demonstrado que seu verdadeiro interesse corresponde à chamada indústria do carvão, já que, segundo Naidoo, a reunião está sendo usada para "limpar sua imagem".

As principais ONGs presentes na COP 19 também criticaram as posições "retrógradas" do Japão e da Austrália, assim como a falta de compromisso dos países mais desenvolvidos, que se omitem diante da imperante necessidade dos mais pobres e vulneráveis à mudança climática.

Além disso, as ONGs denunciam que a União Europeia permanece "amarrada" pelas posições polonesas e pela indústria do carvão, algo que lhe impede de "liderar o processo de luta contra a mudança climática".

Entre as organizações que anunciaram hoje seu abandono da COP 19 estão: Greenpeace, Oxfam, Confederação de Sindicatos, ActionAid, WWF, International Climate e Amigos da Terra. 

Acompanhe tudo sobre:COP 19Meio ambienteSustentabilidade

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira