Mundo

ONGs do Paraguai denunciam à OEA violações de direitos civis

As organizações apresentaram acusações de prisões e perseguições de pessoas que protestaram contra o processo de impeachment de Lugo


	Fernando Lugo, presidente deposto do Paraguai: as ONGs alegam que várias queixas vieram à tona após a destituição
 (Jorge Adorno/Reuters)

Fernando Lugo, presidente deposto do Paraguai: as ONGs alegam que várias queixas vieram à tona após a destituição (Jorge Adorno/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 09h23.

Brasília – Organizações não governamentais (ONGs) do Paraguai encaminharam à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) denúncias sobre casos de violações no país. As organizações apresentaram acusações de prisão arbitrária, perseguição a defensores dos direitos humanos e pessoas que protestaram contra o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo, em 22 de junho.

Também há queixas sobre a ausência de investigações sobre a morte de um líder político na cidade de Puentesino, além de demissões por motivos políticos, assim como propostas de recuos nas áreas de saúde e educação e denúncias de intimidação a jornalistas.

As ONGs alegam que várias queixas vieram à tona após a destituição de Lugo. O presidente da CIDH, José de Jesús Orozco, recebeu representantes das organizações que detalharam as queixas encaminhadas. Participaram da reunião Rose Marie Antoine e María Claudia Pulido, da área de direitos humanos no Paraguai, entre outros.

Os representantes das organizações pediram que a CIDH defina medidas que levem à contenção dos casos de violação e restaurem o Estado de Direito e das instituições democráticas no país. O representante da OEA vai se reunir com o presidente paraguaio, Federico Franco, e autoridades públicas. Integrantes do governo negam irregularidades.  Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDireitos civisImpeachmentOEAONGsParaguai

Mais de Mundo

Quais eram os cinco livros favoritos do Papa Francisco

'Carta ao mundo': sobrinho do Papa Francisco faz um pedido àqueles que desejam honrar sua memória

Sabre de Napoleão será leiloado em Paris

Argentina se despede de Papa Francisco com milhares de pessoas na catedral de Buenos Aires