Mundo

ONS prevê nível de hidrelétricas do Sudeste em 66%

Operador espera ainda que o nível das represas da região Nordeste esteja em 64,9 por cento ao final do próximo mês


	Usina hidrelétrica de Furnas: previsão considera a manutenção de utilização de toda a geração térmica
 (REUTERS/Paulo Whitaker)

Usina hidrelétrica de Furnas: previsão considera a manutenção de utilização de toda a geração térmica (REUTERS/Paulo Whitaker)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2013 às 12h50.

São Paulo - O nível de armazenamento de água dos reservatórios das hidrelétricas da região Sudeste/Centro-Oeste deverá atingir 66,4 por cento no final de abril, segundo expectativa mais recente divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A previsão considera a manutenção de utilização de toda a geração térmica.

O ONS espera ainda, segundo ata da reunião de 6 de fevereiro do Comitê do Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) divulgada no final da sexta-feira, que o nível das represas da região Nordeste esteja em 64,9 por cento ao final do próximo mês.

O Operador pondera que, para um cenário conservador, com fluxo de água para as represas "um pouco abaixo do esperado", os valores de armazenamento seriam de 58 por cento para o Sudeste/Centro-Oeste e 56 por cento para o Nordeste no final de abril.

Em 6 de fevereiro, a expectativa do ONS era atingir, no final daquele mês, um armazenamento de 52,1 por cento no Sudeste/Centro-Oeste, 40,7 por cento no Nordeste, 43,6 por cento no Sul e 86,2 por cento no Norte.

O realizado ficou abaixo das expectativas, sendo que o Sudeste fechou o mês com 45,48 por cento, o Nordeste com 41,79 por cento, o Norte com 75,43 por cento e o Sul com 41,79 por cento.

Já o crescimento da carga de energia no Brasil em fevereiro ficou acima do valor esperado pelo ONS. O operador esperava um aumento de 1,3 por cento ante fevereiro de 2012 para 63.595 MW médios no início de fevereiro ante o total de 64.497 MW médios, ou aumento de 2,8 por cento, conforme divulgado na semana passada.

Já entre maio e fim de novembro, período seco, o ONS espera que o valor de armazenamento no Sudeste/Centro-Oeste fique em 58,5 por cento e no Nordeste seja de 46,6 por cento, considerando a geração térmica plena ao longo do ano.

Se a geração térmica só continuar totalmente acionada até abril, a expectativa para o armazenamento no Sudeste é de 50 por cento e no Nordeste é de 35,6 por cento.

"O ONS enfatizou que o primeiro Bipolo CC para as usinas do Madeira é um reforço fundamental para o SIN (Sistema Interligado Nacional), devendo ser envidados todos os esforços para que seja viabilizada sua operação com a maior brevidade possível", afirma o órgão na ata sobre a linha de transmissão que interligará as usinas hidrelétricas do Rio Madeira, aos centros de carga no Sudeste.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaHidrelétricasONS

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky