Mundo

ONU apoia iniciativa de diálogo para alcançar paz no Sudão do Sul

Segundo o chefe da missão da ONU no Sudão do Sul, a Organização tem um grupo de especialistas que podem colaborar para que o diálogo ocorra

Sudão do Sul: a oposição rejeitou uma iniciativa inicial por considerá-la "uma manobra do governo para ganhar tempo" (Getty Images)

Sudão do Sul: a oposição rejeitou uma iniciativa inicial por considerá-la "uma manobra do governo para ganhar tempo" (Getty Images)

E

EFE

Publicado em 22 de fevereiro de 2017 às 15h04.

Juba - A missão da ONU no Sudão do Sul se mostrou disposta nesta quarta-feira a apoiar a iniciativa do presidente sul-sudanês, Salva Kiir, de realizar um diálogo nacional para alcançar "uma paz verdadeira" no país, com a participação de todas as partes do conflito.

A missão dá as boas-vindas à iniciativa de Kiir, "sempre e quando todas as partes participarem deste diálogo", disse à imprensa o chefe da missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS), David Shearer.

O representante da UNMISS informou que a ONU tem um grupo de especialistas que podem ajudar o governo sul-sudanês para que o diálogo ocorra.

Em dezembro do ano passado, Kiir anunciou no parlamento do país uma iniciativa para realizar um diálogo nacional com o objetivo de avançar rumo à reconciliação, mas a oposição a rejeitou por considerá-la "uma manobra do governo para ganhar tempo".

Na terça-feira, Kiir refez o convite para que a oposição participe e insistiu que o chamado é "sério e sem nenhum tipo de rodeios".

O Sudão do Sul ganhou dependência do Sudão em julho de 2011 e, dois anos depois, foi iniciado um conflito entre Kiir e seu ex-vice-presidente Riek Machar, que continua aberto, apesar da assinatura de um acordo de paz em agosto de 2015.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasONUSudão do Sul

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher