Mundo

ONU condena novo teste nuclear da Coreia do Norte

Órgão da ONU condenou o novo teste nuclear da Coreia do Norte como uma "clara violação" das resoluções do Conselho de Segurança


	Coreia do Norte: teste nuclear seria o quinto do governo em dez anos e enfraqueceria as resoluções do Conselho de Segurança da ONU
 (REUTERS/Denis Balibouse)

Coreia do Norte: teste nuclear seria o quinto do governo em dez anos e enfraqueceria as resoluções do Conselho de Segurança da ONU (REUTERS/Denis Balibouse)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 07h45.

Viena - A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) denunciou hoje o anúncio da Coreia do Norte sobre um teste nuclear como uma "clara violação" das resoluções do Conselho de Segurança e um ato "preocupante e lamentável".

"Peço categoricamente à Coreia do Norte que aplique totalmente todas as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU e da AIEA", afirmou em comunicado Yukiya Amano, secretário-geral deste organismo da ONU.

Amano lembrou que, se confirmado, este teste, seria o segundo este ano e o quinto do regime de Pyongyang desde 2006, e uma vulneração da resolução 2270 do Conselho de Segurança.

"É uma clara violação de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU e em completa contradição com as repetidas exigências da comunidade internacional. É um ato profundamente preocupante e lamentável", denunciou o diplomata japonês.

Amano voltou a oferecer a colaboração da AIEA para resolver o conflito nuclear com a Coreia do Norte, país do qual seus inspetores foram expulsos em 2009.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteONUTestes nucleares

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones