Mundo

ONU e Cruz Vermelha criticam 'paralisia' global em conflitos

ONU atende uma série jamais vista de crises: são 60 milhões de desabrigados, pedidos recordes de ajuda humanitária e poucos sinais de conversas de paz


	Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU: "Perante uma desumanidade ostensiva, o mundo tem reagido com uma paralisia perturbadora"
 (EFE)

Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU: "Perante uma desumanidade ostensiva, o mundo tem reagido com uma paralisia perturbadora" (EFE)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2015 às 16h35.

Genebra - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e o presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Peter Maurer, fizeram o que classificaram como um "alerta conjunto inédito" neste sábado, pedindo aos Estados que detenham conflitos, respeitem a lei internacional e socorram refugiados.

"Perante uma desumanidade ostensiva, o mundo tem reagido com uma paralisia perturbadora", disseram eles no comunicado. "Isso é ignorar a própria razão de ser das Nações Unidas".

Eles também conclamaram as nações a conter grupos armados e responsabilizá-los por seus abusos, e a refrear o uso de armas pesadas em áreas populosas.

A ONU está às voltas com uma série jamais vista de conflitos e crises –-são 60 milhões de desabrigados, pedidos recordes de ajuda humanitária e poucos sinais de conversas de paz que tragam um fim rápido às guerras na Líbia, na Síria ou no Iêmen.

A lei internacional está sendo desprezada em escala global, e a comunidade internacional tem sido incapaz de processar os criminosos, afirmou Ban na coletiva de imprensa.

"Estas violações se tornaram tão rotineiras que existe o risco de as pessoas pensarem que o bombardeio deliberado de civis, as agressões a agentes humanitários e de saúde e os atentados a escolas, hospitais e locais de culto são um resultado inevitável do conflito", afirmou.

"Já chega. Até a guerra tem regras. Está na hora de aplicá-las".

Acompanhe tudo sobre:RefugiadosONUCruz Vermelha

Mais de Mundo

EUA sancionam duas maiores petrolíferas da Rússia por guerra na Ucrânia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda