Mundo

ONU está preocupada com risco de Coreia do Norte retomar testes de armas

Nesta quarta-feira, os norte-coreanos anunciaram o fim da moratória sobre os testes nucleares

Kim Jong Un: líder da Coreia do Norte anunciou que acabou com a suspensão dos testes de armas (Jonathan Ernst/File Photo/Reuters)

Kim Jong Un: líder da Coreia do Norte anunciou que acabou com a suspensão dos testes de armas (Jonathan Ernst/File Photo/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 1 de janeiro de 2020 às 17h06.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, está "profundamente preocupado" que a Coreia do Norte tenha indicado que poderia retomar testes nucleares e balísticos, disse um porta-voz da ONU nesta quarta-feira.

"O secretário-geral torce muito para que os testes não sejam retomados, em linha com resoluções relevantes do Conselho de Segurança. A não-proliferação continua sendo um pilar fundamental da segurança nuclear global e precisa ser preservada", disse o porta-voz Stephane Dujarric em comunicado.

O líder norte-coreano Kim Jong Un afirmou esta semana que não havia mais motivos para que Pyongyang se mantivesse presa a uma moratória autodeclarada em testes de mísseis intercontinentais e bombas nucleares e que uma "nova arma estratégica" seria introduzida no futuro próximo.

"A abordagem diplomática é o único caminho para um paz sustentável", disse Dujarric.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteONU

Mais de Mundo

Quem foi o Papa mais jovem da história?

Guerra da Ucrânia está ficando 'sem explicação', diz Lula após funeral do papa

Lula diz torcer por próximo papa com 'mesmo coração' de Francisco

Hamas diz estar pronto para acordo com Israel e trégua de 5 anos, segundo agência