Mundo

ONU nomeia brasileiro José Viegas Filho representante para Guiné-Bissau

Diplomata será representante especial das Nações Unidas e chefiará escritório integrado da entidade para a consolidação da paz no país

ONU: José Viegas Filho foi também ministro da Defesa do Brasil e ocupou cargos no Ministério das Relações Exteriores (Nicholas Roberts/AFP)

ONU: José Viegas Filho foi também ministro da Defesa do Brasil e ocupou cargos no Ministério das Relações Exteriores (Nicholas Roberts/AFP)

E

EFE

Publicado em 4 de maio de 2018 às 18h42.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, designou nesta sexta-feira o diplomata brasileiro José Viegas Filho como seu novo representante especial para Guiné-Bissau e chefe do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz nesse país (UNIOGBIS).

Viegas Filho, nascido em 1942 e com mais de quatro décadas de experiência no governo e na diplomacia, substituirá Modibo Touré, que completará sua missão neste domingo, anunciou Guterres em comunicado.

Nesse sentid, o secretário-geral expressou seu agradecimento a Touré por sua liderança e pelas conquistas da missão durante seu mandato à frente da UNIOGBIS.

Por sua vez, o novo representante da ONU atuou entre 2009 e 2012 como embaixador do Brasil na Itália, cargo que ocupou após sua passagem por Espanha, Rússia, Peru e Dinamarca, segundo um comunicado da ONU.

Também foi ministro da Defesa do Brasil entre 2003 e 2004 e ocupou dois cargos importantes no Ministério das Relações Exteriores.

Entre 1992 e 1993 liderou a delegação brasileira que participou das negociações para reformar o Tratado de Tlatelolco - assinado inicialmente por 14 países em 1967 - para a desnuclearização da América do Sul.

Além disso, liderou entre 1995 e 1997 a missão brasileira nas deliberações para a proibição global das minas antipessoais.

O novo representante da ONU para Guiné-Bissau cumpriu igualmente diferentes dotações diplomáticas em Estados Unidos, França, Chile, a França e Cuba entre 1969 e 1990.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDiplomaciaONU

Mais de Mundo

Groenlândia confirma conexão entre queda de telecomunicações e apagão

'Sejam pacientes', diz Trump ao culpar Biden por queda do PIB dos EUA

Importações para antecipar tarifas de Trump derrubaram PIB dos EUA no 1º trimestre

Conclave mais longo da história durou quase três anos; entenda