Mundo

ONU renova, mas reduz tamanho de sua missão na Libéria

A missão na Libéria, conhecida pela sigla Unmil, começou em 2003 para apoiar o final da guerra civil no país


	Mulher sentada em mural com a bandeira da Libéria: conselho decidiu manter a missão na Libéria para que enfoque na proteção de civis, fomente a reforma das instituições de segurança e de direitos humanos
 (Dominique Faget/AFP)

Mulher sentada em mural com a bandeira da Libéria: conselho decidiu manter a missão na Libéria para que enfoque na proteção de civis, fomente a reforma das instituições de segurança e de direitos humanos (Dominique Faget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 14h09.

Nações Unidas - A ONU renovou nesta quinta-feira o mandato de sua missão na Libéria, com uma redução no número de soldados, e expressou esperança de que a Monróvia assuma "plenamente" suas responsabilidades em matéria de segurança ano que vem.

O mandato, que expirava este mês, foi renovado com uma resolução do Conselho de Segurança aprovada hoje. A missão na Libéria, conhecida pela sigla Unmil, começou em 2003 para apoiar o final da guerra civil no país.

O conselho decidiu manter a missão na Libéria, pelo menos até 30 de setembro do ano que vem, para que enfoque, entre outras funções, a proteção de civis, fomente a reforma das instituições de segurança e de direitos humanos.

A renovação da missão inclui a redução progressiva de seu efetivo até 30 de junho, passado de 3.590 a 1.240 militares e de 1.515 a 606 policiais, entre outros integrantes da equipe.

A partir de 1º de julho de 2016, acrescentou a resolução, a Unmil se dedicará a prestar apoio aos organismos de segurança da Libéria para a proteção dos civis, "no caso de uma deterioração da situação de segurança".

O Conselho, além disso, "afirma sua esperança de que o governo da Libéria assumirá plenamente, no mais tardar em 30 de junho de 2016, todas suas responsabilidades em matéria de segurança transpassadas à Unmil".

Acompanhe tudo sobre:GuerrasLibériaONU

Mais de Mundo

Israel ameaça Gaza com nova escalada se não houver trégua com libertação de reféns

EUA abre investigação contra Harvard por causa de patrocínio de vistos internacionais

Espanha pede união contra protecionismo de Trump em visita ao Paraguai

Efeitos das tarifas antidumping de grafite chinês impactam Tesla e indústria de baterias